Efeito da adição de areia de fundição e cal em algumas propriedades de solos argilosos
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i1.577Resumo
Os elevados custos de descarte da areia de fundição e as suas boas propriedades para utilização em construção civil têm estimulado pesquisas de alternativas para o seu reuso e, nesse sentido, a construção de pavimentos oferece oportunidades para que a areia de fundição seja reaproveitada. Assim, este trabalho conduziu um programa laboratorial de ensaios para avaliar algumas propriedades mecânicas de interesse à engenharia de pavimentos de misturas de areia de fundição com solos argilosos e cal, para sua possível utilização como material de construção de camadas de pavimentos. Os resultados obtidos mostram que solos argilosos lateríticos misturados com 60 e 70% de areia de fundição poderiam ser utilizados em bases e sub-bases de pavimentos de baixo volume de tráfego e que solos argilosos não lateríticos misturados com 40, 60 e 70% do resíduo e estabilizados com cal, também poderiam ser utilizados em sub-bases de pavimentos de baixo volume de tráfego.
Palavras-chave: areia de fundição residual, cal, solos argilosos.
Abstract: The good engineering properties of foundry sand and the high costs of landfilling have stimulated the researchers to find new alternatives for foundry sand reuse. Pavement construction offers opportunities for the beneficial reuse of this residue. In that way, this paper presents the results of a laboratory testing program to asses some properties of sand-clayey soils stabilized with lime, according to some pavement engineering properties and focusing on their applicability as low volume traffic road bases and sub-bases materials. The results show that Clayey Lateritic Soils mixed with 60 and 70% of Foundry Sand could be used as pavement bases and sub-bases and, Clayey Non Lateritic Soils mixed with 40, 60 and 70% of Foundry Sand and stabilized with lime could be used as pavement sub-bases in low volume traffic roads.
Keywords: waste foundry sand, lime, clayey soils.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.