Um modelo de localização e transbordo multiproduto para avaliação do impacto de regimes aduaneiros
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i3.624Resumo
Este artigo analisa o impacto dos regimes aduaneiros na logística de aquisição de materiais produtivos em unidades fabris instaladas no Brasil e no exterior, para uma empresa fabricante de aviões comerciais e militares. Primeiramente, são avaliadas as alterações dos custos logísticos proporcionados pelos regimes aduaneiros RECOF e “Drawback”. Em seguida, um modelo de localização e transbordo multiproduto é aplicado para determinação dos locais de consolidação e para otimização dos custos logísticos; verificam-se quais produtos seguem diretamente dos fornecedores, localizados na Europa e Estados Unidos, para a unidade consumidora na China, e quais sofrem etapa de transbordo no Brasil, onde existem restrições de capacidade na armazenagem. A aplicação é realizada em empresa aeronáutica com atividades internacionais em Harbin (norte da China) e os resultados demonstram que os regimes aduaneiros, principalmente em função do valor do produto, influenciam os custos logísticos e a consolidação dos materiais.
ABSTRACT: This research studies the impact of customs system regime in a logistics network design for a manufacturer of commercial and military aircrafts with plants installed in Brazil and abroad and with international activities in Harbin (China). Firstly, we evaluate the changes in the logistics costs provided by two tax regimes: RECOF and Drawback. Then, a location and transshipment model with multi-product is applied to optimize the logistics costs and to determine where the goods should be consolidated. The use of facility locations to transport different products from various sources to various destinations can take advantage of economies of scale in transportation costs. Instead of making direct shipments, each source can ship in bulk to consolidation terminals.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.