Avaliação do comportamento fluência-recuperação de ligantes asfálticos modificados com SBS e ácido polifosfórico

Autores

  • Matheus David Inocente Domingos Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP)
  • Adalberto Leandro Faxina Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP)

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v21i1.677

Resumo

Este trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos da adição do copolímero SBS nas propriedades reológicas de ligantes asfálticos submetidos ao ensaio de fluência e recuperação sob tensão múltipla (MSCR), com e sem a adição de PPA. As formulações CAP+PPA, CAP+SBS e CAP+SBS+PPA possuem a mesma classificação PG (PG 76-XX), sendo dois graus acima do PG do CAP puro. Em comparação ao CAP+SBS, o CAP+SBS+PPA proporciona resultados melhores no ensaio MSCR por conta das menores compliâncias não-recuperáveis, maiores percentuais de recuperação e menores diferenças percentuais entre as compliâncias não-recuperáveis (Jnr,diff). O CAP+PPA apresenta menores compliâncias não-recuperáveis e maiores percentuais de recuperação do que o CAP+SBS, o CAP+SBS+PPA e o CAP puro, o que é favorável à resistência à deformação permanente da mistura asfáltica. Embora os modificadores incorporados tenham aumentado as diferenças percentuais entre compliâncias não-recuperáveis (Jnr,diff), nenhuma das formulações apresentou Jnr,diff superior ao limite máximo recomendado por norma de 75%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus David Inocente Domingos, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP)

Engenharia de Transportes, Infraestrutura de TransportesDepartamento de Engenharia de Transportes (STT)

Adalberto Leandro Faxina, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP)

Engenharia de Transportes, Infraestrutura de TransportesDepartamento de Engenharia de Transportes (STT)

Referências

AASHTO (2009) AASHTO M320 – Standard Specification for Performance Graded Asphalt Binder. American Association of State Highway and Transportation Officials, Washington.

Airey, G. D (2003) Rheological Properties of Styrene Butadiene Styrene Polymer Modified Road Bitumens. Fuel, v. 82, issue 14, p. 1709-1719. DOI: 10.1016/S0016-2361(03)00146-7.

ANP (2005) Regulamento Técnico ANP No. 03/2005 – Cimento Asfáltico de Petróleo. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Brasília.

Asphalt Institute (2010) Guidance on the Use of the MSCR Test with the AASHTO M320 Specification. Asphalt Institute Guidance Document, Lexington.

ASTM (2004) ASTM D2872 – Standard Test Method for Effect of Heat and Air on a Moving Film of Asphalt (Rolling Thin-Film Oven Test). American Society for Testing and Materials, West Conshohocken. DOI: 10.1520/D2872-04.

ASTM (2006) ASTM D5 – Standard Test Method for Penetration of Bituminous Materials. American Society for Testing and Materials, West Conshohocken. DOI: 10.1520/D0005-06.

ASTM (2007) ASTM D6373 – Standard Specification for Performance Graded Asphalt Binder. American Society for Testing and Materials, West Conshohocken. DOI: 10.1520/D6373-07.

ASTM (2009) ASTM D36 – Standard Test Method for Softening Point of Bitumen (Ring-and-Ball Apparatus). American Society for Testing and Materials, West Conshohocken. DOI: 10.1520/D0036_D0036M-09.

ASTM (2010) ASTM D7405 – Standard Test Method for Multiple Stress Creep and Recovery (MSCR) of Asphalt Binder Using a Dynamic Shear Rheometer. American Society for Testing and Materials, West Conshohocken. DOI: 10.1520/D7405-10A.

Bahia, H. U.; D. I. Hanson; M. Zeng; M. Zhai; M. A. Khatri e R. M. Anderson (2001) NCHRP Report 459: Characterization of Modified Asphalt Binders in Superpave Mix Design. Transportation Research Board, National Research Council, Washington.

Becker, Y.; M. P. Méndez e Y. Rodríguez (2001) Polymer Modified Asphalt. Vision Tecnologica, v. 9, n. 1, p. 39-50.

D’Angelo, J (2008) Multi-Stress Creep and Recovery Test Method a New Specification. Association of Modified Asphalt Producers Annual Conference, Austin. Apresentação em PowerPoint.

D’Angelo J. e R. Dongré (2009) Practical Use of Multiple Stress Creep and Recovery Test: Characterization of Styrene-Butadiene-Styrene Dispersion and Other Additives in Polymer-Modified Asphalt Binders. Transportation Research Record, n. 2126, p. 73-82. DOI: 10.3141/2126-09.

D’Angelo, J.; R. Kluttz; R. Dongré; K. Stephens e L. Zanzotto (2007) Revision of the Superpave High Temperature Binder Specification: The Multiple Stress Creep Recovery Test. Journal of the Association of Asphalt Paving Technologists, v. 76, p. 123-162.

Domingos, M. D. I (2011) Caracterização do Comportamento Fluência-Recuperação de Ligantes Asfálticos Modificados Virgens e Envelhecidos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Dreessen, S.; J. P. Planche e V. Gardel (2009) A New Performance Related Test Method for Rutting Prediction: MSCRT. In: Loizos, A.; M. L. Partl; P. Scarpas e I. L. Al-Qadi (eds.) Advanced Testing and Characterization of Bituminous Materials. London, United Kingdom. DOI: 10.1201/9780203092989.ch93.

Fernandes, M. R. S.; M. M. C. Forte e L. F. M. Leite (2008) Rheological Evaluation of Polymer-Modified Asphalt Binders. Materials Research, v. 11, n. 3, p. 381-386. DOI: 10.1590/S1516-14392008000300024.

King, G.; H. King; R. D. Pavlovich; A. L. Epps e P. Kandhal (1999) Additives in Asphalt. Journal of the Association of Asphalt Paving Technologists, v. 68, p. 32-69.

Martins, A. T.; L. F. M. Leite; M. C. Cravo e L. A. H. Nascimento (2009) Fluência e Relaxação sob Múltipla Tensão: Novo Teste para Avaliar Resistência à Deformação Permanente. Anais da 16ª RPU – Reunião de Pavimentação Urbana, ABPv, Belo Horizonte. Versão Eletrônica, CD-ROM.

Martins, A. T.; L. F. M. Leite; M. C. C. Cravo; M. Chacur; P. A. Pinto e D. F. Assumpção (2011) Fluência e Relaxação sob Múltiplas Tensões (MSCR): Avaliação do Desempenho de Ligantes Asfálticos. Anais do XVI CILA – Congresso Ibero-Latinoamericano do Asfalto, Clube de Ideias, Rio de Janeiro, v. 1, p. 711-721.

Silva, L. S.; M. M. C. Forte; L. A. Vignol e N. S. M. Cardozo (2004) Study of Rheological Properties of Pure and Polymer-Modified Brazilian Asphalt Binders. Journal of Materials Science, v. 39, n. 2, p. 539-546. DOI: 10.1023/B:JMSC.0000011509.84156.3b.

Downloads

Publicado

30-04-2013

Como Citar

Inocente Domingos, M. D., & Faxina, A. L. (2013). Avaliação do comportamento fluência-recuperação de ligantes asfálticos modificados com SBS e ácido polifosfórico. TRANSPORTES, 21(1), 51–58. https://doi.org/10.4237/transportes.v21i1.677

Edição

Seção

Artigos