MODELO DE DESEMPENHO DE IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DESENVOLVIDO COM BASE EM DADOS DA REDE DE RODOVIAS EM TRATAMENTO SUPERFICIAL DUPLO DO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Sérgio Pacífico Soncim UFBA
  • José Leomar Fernandes, Jr. USP
  • Luis Edmundo Prado de Campos UFBA

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v21i3.681

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de previsão de irregularidade longitudinal para a malha rodoviária, em tratamento superficial duplo, do estado da Bahia. Teve como ponto de partida um planejamento fatorial, elaborado com base em informações de um banco de dados de rodovias, fornecido pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia. Os dados de irregularidade longitudinal foram coletados em 2009, quando foram percorridos aproximadamente 3.000 km de rodovias e executados650 kmde levantamentos. Os fatores considerados foram a idade do pavimento, o tráfego e a pluviometria. A Anova foi o método de análise estatística dos dados utilizado para avaliar a significância dos fatores e definir os parâmetros do modelo de desempenho. O modelo obtido foi comparado com outros modelos de previsão da irregularidade longitudinal e apresentou melhor correlação entre valores observados e previstos.

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Biografia do Autor

Sérgio Pacífico Soncim, UFBA

Departamento de Transportes da Escola Politécnica da UFBA

José Leomar Fernandes, Jr., USP

Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos

Luis Edmundo Prado de Campos, UFBA

Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais da Escola Politécnica da UFBA

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Publicado

14-11-2013

Como Citar

Soncim, S. P., Fernandes, J. L., & de Campos, L. E. P. (2013). MODELO DE DESEMPENHO DE IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DESENVOLVIDO COM BASE EM DADOS DA REDE DE RODOVIAS EM TRATAMENTO SUPERFICIAL DUPLO DO ESTADO DA BAHIA. TRANSPORTES, 21(3), 22–30. https://doi.org/10.4237/transportes.v21i3.681

Edição

Seção

Artigos