Heurística para solução do problema da coleta de resíduos sólidos domiciliares (RSD) com base no problema do carteiro chinês capacitado com múltiplas viagens (PCCC-MV)
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v22i1.705Palavras-chave:
Coleta de resíduos sólidos urbanos, Roteirização em Arcos, Logística Urbana.Resumo
O rápido crescimento da população mundial, concentrada, principalmente, nos grandes centros urbanos, acar-reta a geração crescente de resíduos sólidos domiciliares (RSD). Todos os dias, toneladas desses resíduos são gerados nos domicílios e cabe à administração pública de cada cidade possuir mecanismos para que este resíduo seja coletado, transportado e finalmente destinado. Tendo em vista que a maior parte das heurísticas e modelos propostos até o mo-mento considera uma viagem por turno de trabalho e ignoram o tempo ocioso após o retorno do caminhão ao depósito, a heurística proposta neste artigo propõe a geração de múltiplas rotas para os caminhões dentro de um turno, a fim de conseguir coletar mais resíduos sem aumentar a frota. Assim, este artigo propõe uma heurística para solução do proble-ma da coleta de RSD com base no Problema do Carteiro Chinês Capacitado com Múltiplas Viagens (PCCC-MV) em que cada caminhão, dentro do seu turno de trabalho, pode realizar mais de uma viagem aproveitando ao máximo esse tempo de turno. Para validar a heurística proposta, foi realizada uma aplicação prática junto ao município de Cariacica, Espírito Santo, que possui 176 bairros.Downloads
Referências
AMPONSAH, S.K.; SALHI, S. The investigation of a class of ca-pacitated arc routing problems: the collection of garbage in deve-loping countries. Waste Management , 2004, v. 24, p. 711-721. DOI: 10.1016/j.wasman.2004.01.008
ARAÚJO, R.R. Um modelo de resolução para o problema de ro-teirização em arcos com restrição de capacidade. Porto Alegre, 177 p. Dissertação de Mestrado – Escola de Engenharia, Univer-sidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
ARRIBAS, C.A.; BLAZQUEZ, C.A.; LAMAS, A. Urban solid waste collection system using mathematical modeling and tools of geographic information systems. Waste Management and Rese-arch., v. 28, n. 4, , 2010, p. 355-363. DOI: 10.1177/0734242X09353435
BAUTISTA, J.; PEREIRA, J. Ant algorithms for urban waste collection routing. Ant Colony Optimization and Swarm Intelli-gence. Proceedings, v. 3172, 2004, p. 302-309.
DOI: 10.1007/978-3-540-28646-2_28
BAUTISTA, J.; FERNANDEZ, E.; PEREIRA, J. Solving an ur-ban waste collection problem using ants heuristics. Computers & Operations Research, v. 35, n. 9, 2008, p. 3020-3033.
DOI: 10.1016/j.cor.2007.01.029
BELTRAMI, E.J.; BODIN, L.D. Networks and Vehicles Routing for Municipal Waste Collection. Networks, v. 4, 1974, p. 65-94.
DOI: 10.1002/net.3230040106
BENAVENT, E.; CEMPOS, V.; CORBERÁN, A.; MOTA, E. The Capacitated Arc Routing Problem. A Heuristic Algorithm. QÜESTIIÓ, V. 14, N. 1, 2 ,3, 1990, p. 107-122.
BONOMO, F.; DURÁN, G.; LARUMBE, F.; MARENCO, J. A method for optimizing waste collection using mathematical pro-gramming: a Buenos Aires case study. Waste Management and Research, v. 30, n. 3, 2012, p. 311-324.
DOI: 10.1177/0734242X11402870
BRITO, R.A.F. Uso de Sistema de Informação Geográfica para a Análise do Transporte e Disposição Final dos Resíduos Sólidos. São Paulo, 100 p. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Enge-nharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista, 2006.
CARVALHO, L.E.X.; Desenvolvimento de solução integrada de sistemas de limpeza urbana em ambiente SIG. Rio de Janeiro, 340 p.Dissertação de Mestrado – COPPE, Universidade Federal doRio de Janeiro, 2001.
CASTRO, L.B. Avaliação do serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares em cidade de médio porte utilizando sistemas de in-formações geográficas e receptores do sistema de posicionamento por satélite. Uberlândia, 141 p. Dissertação de Mestrado – Facul-dade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia, 2006.
CHRISTOFIDES, N.; BENAVENT, E.; CAMPOS, A.; CORBRAN, A.; MOTA, E. An optimal method for the mixed postman problem. Proceedings of the 11th IFIP Conference, Co-penhagen, Denmark, 1983, p. 641-649. DOI: 10.1007/BFb0008937
CORDEIRO, M. G. Um tratamento heurístico para o problema do carteiro chinês com restrições de capacidade e tempo: uma aplica-ção em otimização de rotas para coleta de resíduos domiciliares. Vitória, 91 p. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Espírito Santo, 2008.
CUNHA, C.B. Aspectos práticos da aplicação de modelos de ro-teirização de veículos a problemas reais. Transportes, Rio de Ja-neiro, v.8, n.2, 2000, p.51-74.
DETOFENO, T.C.; STEINER, M.T.A. Otimização das Rotas de Coleta de Resíduos Urbanos, utilizando Técnicas de Pesquisa Operacional. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 20, 2009, Porto Seguro.
FERREIRA, J.A. Resíduos Sólidos: Perspectivas Atuais. In: Resí-duos Sólidos, Ambiente e Saúde: uma visão multidisciplinar, Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2000, p. 142.
FILHO, M. G.; JUNQUEIRA, R.A.R. Problema do Carteiro Chi-nês: escolha de métodos de solução e análise de tempos computa-cionais. Revista Produção, v. 16, n. 3, 2006, p. 538-551. DOI: 10.1590/S0103-65132006000300014
GHIANI, G.; GUERRIERO. F.; IMPROTA, G.; MUSMANNO, R. Waste collection in Southern Italy: solution of a real-life arc routing problem. International Transactions in Operational Rese-arch, v. 12, p. 135-144, 2005.
DOI: 10.1111/j.1475-3995.2005.00494.x
GOLDEN BL, WONG RT. Capacitated arc routing problems. Networks, 1981, 11: 305-315. DOI: 10.1002/net.3230110308
GOTTINGER, H.W. A computational model for solid waste ma-nagement with application. European Journal of Operations Rese-arch, v. 35, 1988, p. 350-364. DOI: 10.1016/0377-2217(88)90225-1
IBGE. Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio – PNAD. Rio de Janeiro 2005.
IBGE. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. Rio de Janeiro 2008. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/noticias/mcidades-e-ibge-realizam-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico-2008/
KULCAR, T. Optimizing solid waste collection in Brussels. Eu-ropean Journal of Operational Research, v. 90, 1996, p. 71-77. DOI: 10.1016/0377-2217(94)00311-4
LACERDA, M.G. Análise de uso de SIG no sistema de coleta de resíduos sólidos domiciliares em uma cidade de pequeno porte. São Paulo, 158 p. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Enge-nharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista, 2003.
LI, J.Q.; BORENSTEIN, D. MIRCHANDANI, P.B. Truck sche-duling for solid waste collection in the City of Porto Alegre, Bra-zil. OMEGA The International Journal of Management Science, Elsevier, 2006; p. 16. DOI: 10.1016/j.omega.2006.04.007
LONGO, H.; ARAGÃO, M.P.; UCHOA, E. Solving Capacitated Arc Routing Problems using a transformation to the CVRP. Com-puters & Operations Research, 2006, v. 33, n. 6, pp. 1823-1837. DOI: 10.1016/j.cor.2004.11.020
MANIEZZO, V. Algorithms for large directed CARP instances: urban solid waste collection operational support. UBLCS Techni-cal Report Series, Bolonha, Italy: University of Bolonha, 2004, p.27.
MANIEZZO, V., ROFFILLI, M. Algorithms for large directed capacitated arc routing instances: Urban solid waste collection operational support”, In Recent advances in evolutionary compu-tation for combinatorial optimization, C. Cotta and J.van Hemert (Editors), Studies in Computational Intelligence 153, Springer, 2008, pp. 259–274. DOI: 10.1007/978-3-540-70807-0_16
MELO, A.C.S.; FILHO, V.J.M.F. Sistemas de Roteirização e Pro-gramação de Veículos. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, COPPE, 2001, v.21, n. 02, p. 223-232.
DOI: 10.1590/S0101-74382001000200007
MOURA, M.C; FONTES, A.A.; RIBEIRO, C.A.A.S. Determina-ção da Melhor Rota para Coleta Seletiva de Lixo no Campus da Universidade Federal de Viçosa utilizando dos Sistemas de Infor-mações Geográficas. Anais X SBSR, Foz do Iguaçu, INPE, 2001, p.1119-1125.
MOURÃO, M. C.; NUNES, A. C.; PRINS, C. Heuristic methods for the sectoring arc routing problem. European Journal of Opera-tional Research, 2009, v. 196, n. 3, p. 856-868. DOI: 10.1016/j.ejor.2008.04.025
OGWUELEKA, T.C. Route optimization for solid waste collec-tion: Onitsha (Nigeria) case study. Journal of Applied Sciences and Environmental Management, 2009, V. 13, N.2, P. 37-40.
DOI: 10.4314/jasem.v13i2.55299
PAES, F. G., ARICA, G. M. Um Tratamento GRASP Híbrido do Problema do Carteiro Chinês Misto (PCCM) Destinado a Otimi-zação de Rotas para Coleta de Lixo Doméstico. Disponível em http://200.231.172.253/cnmac/storal2/frederico_paes_ST18.pdf. Acesso em 14 de novembro de 2007.
SANTOS, L; RODRIGUES, J.C. Implementação em SIG de uma Heurística para o Estudo da Recolha de Resíduos Sólidos Urba-nos, Coimbra: Universidade de Coimbra, 2003, 24 p.
SANTOS, L.; COUTINHO-RODRIGUES, J.; CURRENT, J. R. Implementing a multivehicle multi-route spatial decision support system for efficient trash collection in Portugal. Transportation Research Part A-Policy and Practice, 2008, v. 42, n.6, p. 922-934. DOI: 10.1016/j.tra.2007.08.009
SIMONETO, E.O.; BORENSTEIN, D. Gestão Operacional da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos – Abordagem Utili-zando um Sistema de Apoio à Decisão. Gestão & Produção, v. 13, nº 3, p. 449-461, 2006. P. 103.
DOI: 10.1590/S0104-530X2006000300008
TUNG, D.V.; PINNOI, A. Vehicle routing-scheduling for waste collection in Hanoi. European Journal of Operational Research, 2000, V. 125, P. 449-468. DOI: 10.1016/S0377-2217(99)00408-7
ZAMORANO, M. MOLERO, E., GRINDLAY, A. RODRIGUEZ, M., HURTADO, A. A planning scenario for the application of ge-ographical information systems in municipal waste collection: A case of Churriana de la Vega (Granada, Spain). Resources, Con-servation and Recycling, 2009, v. 54, p. 123-133. DOI: 10.1016/j.resconrec.2009.07.001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.