Implantação de ferrovias de alta velocidade: contribuição metodológica para o gerenciamento ambiental de obras lineares em áreas contaminadas e potencialmente contaminadas

Autores

  • Fabiana Alves Cagnon REGEA
  • Marne Lieggio Junior ANTT
  • Carlos Frederico de Castro Alves REGEA
  • Augusto de Oliveira Barbosa REGEA
  • Mariana Guarnier Fagundes REGEA - MEIO AMBIENTE

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.746

Palavras-chave:

ferrovia de alta velocidade, obra linear, área contaminada, gerenciamento ambiental, modelo conceitual de contaminação, impacto ambiental, risco à saúde.

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor um método de gerenciamento ambiental de obras lineares, tal como ferrovias de alta velocidade, nos trechos em que o traçado intercepta áreas contaminadas (AC), potencialmente contaminadas (AP) ou suspeitas de contaminação (AS). O estudo de caso utilizou o método proposto durante avaliação ambiental preliminar para a futura implantação do trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e Campinas (TAV). O método consiste na execução das seguintes etapas de trabalho: (a) identificação e caracterização de AP, AC e AS ao longo do traçado; (b) classificação dos trechos de obra; (c) elaboração de modelos conceituais de contaminação; (d) identificação de cenários e respectivas implicações ambientais sobre as obras e (e) proposição de ações ambientais. As ações de gerenciamento ambiental propostas para a fase de obras tiveram como objetivos minimizar impactos ambientais e possibilitar a implementação da obra com segurança para os trabalhadores no que diz respeito ao tema "áreas contaminadas". Adicionalmente, a estratégia proposta deverá contribuir para evitar eventuais atrasos na emissão de licenças ambientais e aumento nos custos do empreendimento

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Biografia do Autor

Fabiana Alves Cagnon, REGEA

REGEA - MEIO AMBIENTE

Marne Lieggio Junior, ANTT

ANTT - SUEXE

Carlos Frederico de Castro Alves, REGEA

REGEA - MEIO AMBIENTE

Augusto de Oliveira Barbosa, REGEA

REGEA - MEIO AMBIENTE

Mariana Guarnier Fagundes, REGEA - MEIO AMBIENTE

REGEA - MEIO AMBIENTE

Referências

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Publicado

28-08-2015

Como Citar

Cagnon, F. A., Lieggio Junior, M., Alves, C. F. de C., Barbosa, A. de O., & Fagundes, M. G. (2015). Implantação de ferrovias de alta velocidade: contribuição metodológica para o gerenciamento ambiental de obras lineares em áreas contaminadas e potencialmente contaminadas. TRANSPORTES, 23(2), 117–123. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.746

Edição

Seção

Artigos