Avaliação da resistência ao trincamento de misturas asfálticas compostas por agregados miúdos com diferentes tamanhos máximos nominais

Autores

  • Reuber Arrais Freire Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia de Transportes, Laboratório de Mecânica dos Pavimentos
  • Verônica Teixeira Franco Castelo Branco Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia de Transportes, Laboratório de Mecânica dos Pavimentos
  • Kamilla Lima Vasconcelos Escola Politécnica da USP / Departamento de Eng. de Transportes / Laboratório de Tecnologia de Pavimentação

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.791

Palavras-chave:

Trincamento. MAF. TMN.

Resumo

O trincamento por fadiga em misturas asfálticas pode estar relacionado a fenômenos de pequena escala (microtrincas). Autores têm utilizado a parte fina de misturas asfálticas, denominada Matriz de Agregados Finos (MAF), para estimar o comportamento das mesmas. O objetivo desse estudo é avaliar a influência do Tamanho Máximo Nominal (TMN) dos agregados miúdos na resistência ao trincamento de misturas asfálticas. A partir da dosagem de um Concreto Asfáltico (CA), foram dosadas três MAFs com diferentes TMNs. Para maiores TMNs, menores foram os teores de ligante asfáltico obtidos. As MAFs foram submetidas a ensaios de fratura em semicírculo, a fim de medir a energia dissipada durante o trincamento, em duas temperaturas: 15 e 25°C. Os resultados indicaram que, para 15°C, quanto menor o TMN, maior foi a resistência ao trincamento das misturas asfálticas. Para 25°C, acredita-se que outros mecanismos de dano ocorreram simultaneamente, dificultando a hierarquização das misturas asfálticas pelo TMN. 

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Publicado

25-11-2014

Como Citar

Freire, R. A., Castelo Branco, V. T. F., & Vasconcelos, K. L. (2014). Avaliação da resistência ao trincamento de misturas asfálticas compostas por agregados miúdos com diferentes tamanhos máximos nominais. TRANSPORTES, 22(3), 117–127. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.791

Edição

Seção

Artigos convidados do congresso da ANPET