Métodos de identificação de zonas de acumulação de acidentes: Revisão e aplicação a um caso de estudo
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.813Palavras-chave:
Highway Safety Manual. Segurança viária. Zonas de acumulação de acidentes. Medidas de desempenho. InterseçõesResumo
Neste trabalho apresenta-se uma descrição e análise resumida bem como a aplicação dos vários métodos de identificação de zonas de acumulação de acidentes propostos pelo manual Highway Safety Manual (HSM). É reconhecido internacionalmente a importância deste manual e a sua utilização pelos profissionais responsáveis da segurança viária. O HSM propõe e descreve 13 métodos para identificação de zonas de acumulação de acidentes, todos muito distintos quer em termos de âmbito de aplicação quer na complexidade dos mesmos. Com o objetivo de simplificar a escolha e aplicação destes métodos, o presente estudo descreve e organiza os diferentes métodos segundo 3 critérios que podem ser decisivos na escolha e aplicação dos métodos. Para além dos 13 métodos do HSM, apresenta-se ainda um método desenvolvido recentemente e designado de modelo binário probit. Para analisar os referidos métodos, considerou-se como caso de estudo a cidade do Porto, Portugal. Considerando este caso de estudo, foi possível analisar as dificuldades e especificidades de cada método, tendo-se verificado que nem todos os métodos foram possíveis de se aplicar. Os resultados da aplicação dos métodos foram analisados e comparados com base em testes de avaliação de desempenho. Os testes indicam que os métodos excesso previsto da frequência média de acidentes proposto pelo referido manual e o modelo binário probit, mais recentemente desenvolvido, apresentam os melhores resultados. Os resultados desta aplicação poderão servir de base para futuras aplicações noutras regiões e/ou países
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