Taxa de geração de viagens para instituições privadas de ensino superior: estudo de caso para a cidade de Uberlândia-MG
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.865Palavras-chave:
polo gerador de viagem, instituição de ensino superior, taxas de geração de viagens.Resumo
O objetivo deste estudo foi estimar as taxas de geração de viagens para modos de transporte motorizado e não motorizado, utilizados por alunos, professores e funcionários de instituições privadas de ensino superior na cidade de Uber-lândia, Minas Gerais. Foi possível estimar as taxas somente para alunos e no turno noturno. As taxas médias de atração/pro-dução obtidas para os modos de transporte automóvel, a pé, motocicleta, ônibus urbano, ônibus interurbano e van, foram, respectivamente de 0,280/0,283; 0,005/0,006; 0,180/0,179; 0,335/0,316; 0,093/0,103 e 0,050/0,063. No que diz respeito ao coeficiente de variação, para os modos de transporte automóvel e ônibus urbano, os valores percentuais para atração/produ-ção, foram respectivamente de 13,23/11,44 e 20,53/25,19, indicando boa precisão dos resultados obtidos. Para os demais modos de transporte estudados, a pé, motocicleta, ônibus interurbano e van, o coeficiente de variação ficou entre 38,11% e 70,71%, indicando baixa precisão na determinação das taxas de geração de viagens.
Downloads
Referências
Andrade, E. P. e Portugal, L. S. (2012) Geração de viagens em PGVs. In: Portugal, L. S. (eds.) Polos geradores de viagens ori-entados a qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de ge-ração de viagens. Editora Interciência. Rio de Janeiro.
Bertazzo, A. B. S. (2008) Estimativa e avaliação do padrão de viagens geradas para instituições de ensino médio. 198 f. Disser-tação (Mestrado). Departamento de Engenharia Civil e Ambien-tal – Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Bertazzo, A. B. S.; Galarraga, J.; Herz, M. e Jacques, M. A. P. (2012) Estabelecimentos de ensino. In: PortugaL, L. S. (eds.) Po-los geradores de viagens orientados a qualidade de vida e ambi-ental: modelos e taxas de geração de viagens. Editora Interciên-cia. Rio de Janeiro.
BRASIL (1997) Código de Trânsito Brasileiro. Lei nº. 9.503 de 23 de setembro de 1997. Disponível em: www.de natran.gov.br/ctb.htm>. Acesso em: 14 abr. 2012.
ITE (2008) Trip Generation: An ITE Informational Report. 8th Edition, Washington, DC.
Jacques, M. A. P.; Bertazzo, A.; CalarragA, J. e Herz, M. (2011) Polos geradores de viagens orientados à qualidade de vida e am-biental: Estabelecimentos de ensino. Cadernos ITE. Versão preliminar: out. 2011. Disponível em: redpgv.coppe.ufrj.br/in-dex.php?
option=com_phocadownload&view=file& id=119%3Acaderno-estabelecimeNtos-de-en-sino-17.10.11-ver sao-revisada&Itemid=99 &lang=br>. Acesso em: 14 abr. 2012.
Paula, A. F. F. C. (2013) Taxas de geração de viagens para insti-tuições privadas de ensino superior de Uberlândia, MG. 96 f. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Engenharia Civil, Univer-sidade Federal de Uberlândia.
Paula, A. F. F. C.; Sorratini, J. A. e Silva, T. P. (2014) Padrão de viagens geradas por instituições de ensino superior privadas da cidade de Uberlândia. JTL/RELIT, Journal of Transport Litera-ture, Manaus, v. 8, n. 3, p. 107-138. DOI: 10.1590/S2238-10312014000300006.
Souza, S. C. F. de. (2007) Modelos para estimativa de viagens geradas por Instituições de Ensino Superior. 170 f. Dissertação (Mestrado). Departamento de Engenharia Civil e Ambiental – Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.