Influência da estrutura urbana na decisão de realizar viagens a pé em Porto Alegre

Autores

  • Ana Margarita Larranaga UFRGS
  • Helena Beatriz Bettella Cybis
  • Tânia Batistela Torres

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.924

Palavras-chave:

estrutura urbana, modelos de escolha discreta, viagens a pé.

Resumo

Estudos realizados em países desenvolvidos revelam que mudanças nas características da estrutura urbana podem ter impacto significativo sobre o padrão de viagens. Este artigo visa: (i) testar se estas relações reportadas na literatura sobre a relação entre a estrutura urbana e comportamento de viagem são mantidas numa cidade como Porto Alegre; (ii) testar se a magnitude do impacto destas características se mantém; e (iii) comparar o impacto na decisão de caminhar em relação aos resultados obtidos num estudo anterior para a frequência de viagens a pé. Modelos logit binomial e logit mistos foram estimados para modelar a decisão de caminhar. Elasticidades da decisão de caminhar com relação às variáveis da estrutura urbana foram calculadas. Os resultados mostram que, em Porto Alegre, a estrutura urbana influencia a decisão de realizar viagens a pé. No entanto, existem diferenças nas magnitudes do impacto de algumas variáveis. As elasticidades calculadas para a decisão de caminhar com relação às variáveis da estrutura urbana foram maiores do que em outros estudos. Valores de elasticidades podem ser usados em previsões de modelos de demanda.

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DOI: 10.1177/0042098009356125

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Publicado

09-11-2015

Como Citar

Larranaga, A. M., Bettella Cybis, H. B., & Batistela Torres, T. (2015). Influência da estrutura urbana na decisão de realizar viagens a pé em Porto Alegre. TRANSPORTES, 23(4), 89–97. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.924

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica