Análise da severidade dos acidentes com motocicletas utilizando modelos probit e logit ordenados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.926

Palavras-chave:

modelos ordenados, severidade dos acidentes com motocicletas, modelos categóricos probit e logit.

Resumo

O ambiente de circulação rodoviário brasileiro tem apresentado um aumento desproporcional da utilização de motocicletas ao longo dos últimos 15 anos. A mesma tendência acompanha o número de acidentes de trânsito da categoria em parte por sua relativa vulnerabilidade. O objetivo deste trabalho é identificar fatores que influenciam a severidade dos acidentes com motocicletas nas vias urbanas de Fortaleza com a utilização dos modelos ordenados do tipo probit e logit. Foram desenvolvidos modelos ordenados categóricos utilizando uma amostra com 3.232 observações de acidentes de trânsito de 2004 a 2011. A severidade resultante dos acidentes de trânsito foi classificada em quatro categorias. Os resultados da calibração dos modelos indicaram que motociclistas que utilizam capacete e pilotam durante o dia têm um menor risco de sofrer lesões mais graves. De outra forma, motociclistas mais velhos e que sofreram acidente ocorrido em finais de semana apresentaram um maior risco de lesões mais graves

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Loiola Coutinho, Universidade Federal do Ceará

Pesquisador CNPq/PIBIC no Departamento de Engenharia de Transportes desde 2013. Área: segurança viária.

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Publicado

09-11-2015

Como Citar

Coutinho, C. H. L., Cunto, F. J. C., & Ferreira, S. M. P. (2015). Análise da severidade dos acidentes com motocicletas utilizando modelos probit e logit ordenados. TRANSPORTES, 23(4), 60–66. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.926

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica