Avaliação dos aeroportos das cidades-sedes da Copa de 2014 através do método AHP
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v23i3.952Palavras-chave:
Aeroportos, AHP, Infraestrutura Aeroportuária.Resumo
Esse estudo busca apresentar um método de classificação dos aeroportos das cidades-sedes da Copa de 2014, de acordo com critérios prioritários na opinião dos passageiros. O intuito é contribuir com as autoridades aeroportuárias, a fim de identificar oportunidades de melhoria e gargalos operacionais. Para isso foram utilizados dois levantamentos de opinião dos passageiros: um desenvolvido pelo Ministério da Aviação Civil no Brasil em 2013, que foi aplicado em 12 aeroportos internacionais, e uma pesquisa desenvolvida em um grande aeroporto internacional no Brasil, que foi aplicado para obter os pesos de relevância de instalações. O Processo de Análise Hierárquica (AHP) foi utilizado para consolidar os resultados destas duas pesquisas, fornecendo um índice de qualidade global para cada um dos aeroportos pesquisados. Os resultados indicam que o Aeroporto de Curitiba possui a melhor infraestrutura dentre os aeroportos analisados, e que o Aeroporto de Manaus é o que necessita de mais adequações.
Downloads
Referências
Bandeira, M. C. G. da S. P. (2008) Análise do nível de serviço em terminais de passageiros aeroportuários. Dissertação. (Mestrado). São José dos Campos: Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Disponível em: <http://www.bdita.bibl.ita.br/tesesdigitais/000552510.pdf>
Bezerra, G. C. L. e C. F. Gomes (2015) The effects of service quality dimensions and passenger characteristics on passenger’s overall satisfaction with an airport. Journal of Air Transport Management, v. 44-45, p. 77-81. Doi: 10.1016/j.jairtraman.2015.03.001.
Borille, G. M. R. e A. R. Correia (2013) A method for evaluating the level of service arrival components at airports. Journal of Air Transport Management, v. 27, p. 5-10. Doi: 10.1016/j.jairtraman.2012.10.008.
Chen, J. K. C.; A. Batchuluun.; J. Batnasan (2015) Services innovation impact to customer satisfaction and customer value enhancement in airport. Technology in Society, in press.
Doi: 10.1016/j.techsoc.2015.05.010.
Correia, A. R.; S. C. Wirasinghe e A. G. de Barros (2008) A global index for level of service evaluation at airport passenger terminals. Transportation Research Part E, v. 44, n. 4, p. 607-620. DOI: 10.1016/j.tre.2007.05.009.
Fernandes, E. e R. R. Pacheco (2007) Airport management: a strategic approach. Transportation, v. 34, p. 129-142.
Doi: 10.1007/s11116-006-9102-8.
Lupo, T. (2015) Fuzzy ServPerf model combined with ELECTRE III to comparatively evaluate service quality of international airports in Sicily. Journal of Air Transport Management, v. 42, p. 249-259.
Doi: 10.1016/j.jairtraman.2014.11.006.
Merket, R. e A. G. Assaf (2015) Using DEA models to jointly estimate service quality perception and profitability – Evidence from international airports. Transportation Research Part A, v. 75, p. 42-50. Doi: 10.1016/j.tra.2015.03.008.
Saaty, T. L. (1990) How to make a decision: the analytic hierarchy process. European Journal of Operational Research, v. 48, p. 9-26. Doi: 10.1016/0377-2217(90)90057-I.
Saaty, T. L. (2008) Decision making with the analytic hierarchy process. Internacional Journal Services Sciences, v. 1, n. 1, p. 83-98. Doi: 10.1504/IJSSCI.2008.017590.
SAC (2013) Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos (Abril - Junho). Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
Yoo, K. E. e Y. C. Choi (2006) Analytic hierarchy process approach for identifying relative importance of factors to improve passenger security checks at airports. Journal of Air Transport Management , v. 12, n. 3, p. 135-142. Doi: 10.1016/j.jairtraman.2005.11.006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.