Comparação entre modelo DEA clusterizado pela escala de operação e modelo DEA tradicional para retornos variáveis de escala na avaliação de empresas aéreas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.984Palavras-chave:
Transporte Aéreo, Análise Envoltória de Dados, Clusterização.Resumo
O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa dos resultados de eficiência obtidos usando uma abordagem tradicional de Análise Envoltória de Dados (DEA, do inglês Data Envelopment Analysis) em contraposição à metodologia aqui proposta, que representa uma forma alternativa de lidar com diferenças na escala de operação das unidades produtivas. Para tanto, é conduzido um estudo de caso sobre o desempenho operacional das empresas brasileiras de transporte aéreo de passageiros, quanto ao uso da frota. A proposta combina clusterização das unidades produtivas segundo a escala de operação, aplicação do modelo DEA original para retornos constantes de escala separadamente em cada cluster, além da compensação das diferenças de escala entre os clusters. Os resultados foram comparados aos do modelo DEA tradicional para retornos variáveis de escala, tendo revelado que a abordagem proposta aumentou a discriminação entre as unidades, sem grande impacto nas ordenações finais.
Downloads
Referências
Ali, A.I. (1993) Streamlined computation for data envel-opment analysis. European Journal of Operational Re-search, v. 64, n. 1, p. 61-67.
DOI: 10.1016/0377-2217(93)90008-B.
ANAC (2007) Anuários estatísticos do transporte aé-reo 2007. Disponível em: www.anac.gov.br/ [acesso em: 20 de maio de 2014].
ANAC (2008) Anuários estatísticos do transporte aé-reo 2008. Disponível em: www.anac.gov.br/ [acesso em: 20 de maio de 2014].
ANAC (2009) Anuários estatísticos do transporte aé-reo 2009. Disponível em: www.anac.gov.br/ [acesso em: 20 de maio de 2014].
ANAC (2010) Anuários estatísticos do transporte aé-reo 2010. Disponível em: www.anac.gov.br/ [acesso em: 20 de maio de 2014].
Angulo-Meza, L.; Biondi Neto, L.; Soares de Mello, J. C. C. B. e Gomes, E. G. (2005) ISYDS - Integrated System for Decision Support (SIAD - Sistema Integrado de Apoio a Decisão): A software package for data envelopment analysis model. Pesquisa Operacional, v. 25, n. 3, p. 493-503. DOI: 10.1590/S0101-74382005000300011.
Jain, A. K. (2010) Data clustering: 50 years beyond K-means. Pattern Recognition Letters, v. 31, n. 8, p. 651-666. DOI:10.1016/j.patrec.2009.09.011.
Banker, R. D.; Charnes, A. e Cooper, W. W. (1984) Some models for estimating technical scale inefficiencies in data envelopment analysis. Management Science, v. 30, n. 9, p. 1078-1092. DOI: 10.1287/mnsc.30.9.1078.
Banker, R. D.; Charnes, A.; Cooper, W. W.; Swarts, J. e Thomas, D. (1989) An introduction to data envelopment analysis with some models and their uses. Research in Governmental and Non-Profit Accounting, v. 5, p. 125-163.
Bertoloto, R. F. e Soares de Mello, J. C. C. B. (2011) Efici-ência de portos e terminais privativos brasileiros com ca-racterísticas distintas. Journal of Transport Literature, v. 5, n. 2, p. 4-21.
Correia, T. C. V. D.; Soares de Mello, J. C. C. B. e Angulo-Meza, L. (2011) Assessment of Brazilian airlines technical efficiency: a study using data envelopment analysis and fuzzy sets, Produção, v. 1, n. 4, p. 676-683.
DOI: 10.1590/S0103-65132011005000049.
Golany, B. e Thore, S. (1997) Restricted best practice se-lection in DEA: An overview with a case study evaluating the socio-economic performance of nations. Annals of Operations Research, v. 73, p. 117-140.
DOI: 10.1023/A:1018916925568.
Gomes, E. G.; Abreu, U. G. P.; Soares de Mello, J. C. C. B.; Carvalho, T. B. e Zen, S. (2012a) DEA performance eval-uation of livestock systems in Brazil. In: Data envelop-ment analysis and its applications to management,
Charles, V. e Kumar, M. (eds.) Cambridge Scholars Pub-lishing, Newcastle upon Tyne, Reino Unido, p. 224-238.
Gomes, E. G.; Soares de Mello, J. C. C. B. e Freitas, A. C. R. (2012b) Efficiency measures for a non-homogeneous group of family farmers. Pesquisa Operacional, v. 32, n. 3, p. 561-574.
Gomes Júnior, S. F.; Rubem, A. P. S.; Soares de Mello, J. C. C. B. e Angulo-Meza, L. (2015) Evaluation of Brazilian airlines nonradial efficiencies and targets using an alterna-tive DEA approach. International Transactions in Opera-tional Research. DOI: 10.1111/itor.12162.
Gomes Júnior, S. F.; Soares de Mello, J. C. C. B. e Angulo-Meza, L. (2013) DEA nonradial efficiency based on vec-tor properties. International Transactions in Operational Research, v. 20, n. 3, p. 341-364. DOI: 10.1111/itor.12000.
MacQueen, J. B. (1967) Some Methods for classification and Analysis of Multivariate Observations. In: Proceedings of 5th Berkeley Symposium on Mathemat-ical Statistics and Probability, University of California Press, California, CA, Estados Unidos, v. 1, n. 14, p. 281-297.
Podinovski, V. V. e Thanassoulis, E. (2007) Improving discrimination in data envelopment analysis: Some prac-tical suggestions. Journal of Productivity Analysis, v. 28, n. 1-2, p. 117-126. DOI 10.1007/s11123-007-0042-x.
Silveira, J. Q.; Soares de Mello, J. C. C. B. e Angulo-Meza, L. (2012a) Brazilian airlines efficiency evaluation using a data envelopment analysis (DEA) and multiobjective linear programming hybrid model. Ingeniare, v. 20, n. 3, p. 331-342.
Silveira, J. Q.; Soares de Mello, J. C. C. B., e Angulo-Meza, L. (2012b) Identificação de benchmarks e anti-benchmarks para companhias aéreas usando modelos DEA e fronteira invertida. Produção, v. 22, n. 4, p. 788-795.
Soares de Mello, J. C. C. B.; Angulo-Meza, L.; Gomes, E. G.; Serapião, B. P. e Lins, M.P E. (2003) Análise de envol-tória de dados no estudo da eficiência e dos benchmarks para companhias aéreas brasileiras. Pesquisa Operacio-nal, v. 23, n. 2, p. 325-345.
DOI: 10.1590/S0101-74382003000200005.
Soares de Mello, J. C. C. B.; Angulo Meza, L.; Silveira, J. Q. e Gomes, E. G. (2013) About negative efficiencies in cross evaluation BCC input oriented models. European Journal of Operational Research, v. 229, n. 3, p. 732-737. DOI:10.1016/j.ejor.2013.02.020.
Soares de Mello, J. C. C. B.; Gomes, E. G.; Angulo-Meza, L.; Biondi Neto, L.; Abreu, U. G. P.; Carvalho, T. B. e Zen, S. (2012) Ex-post clustering of Brazilian beef cattle farms using SOMs and cross-evaluation DEA models, Applica-tions of self-organizing maps, Ed. Intech.
DOI: 10.5772/51324.
Soares de Mello, P. H. C.; Soares de Mello, J. C. C. B. e Angulo-Meza, L. (2009) Misunderstandings due to a codeshare between two Brazilian airlines in Rio de Janeiro international airport. Rio´s International Journal on sci-ences of industrial and systems engineering and manage-ment, v. 3, n. 1, p. sp091-02.
Steinhaus, H. (1957) Sur la division des corps matériels en parties. Bulletin de L´Academie Polonaise des Sciences, v. 4, n. 12, p. 801-804.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.