Influência do posicionamento de barreiras rígidas centrais na visibilidade de projeto em rodovias de pista dupla
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.723Palavras-chave:
Distância de Visibilidade de Parada. Barreira. Projeto GeométricoResumo
A distância de visibilidade de parada deve ser garantida ao longo de toda a extensão de uma rodovia por questões de segurança. Elementos da seção transversal podem se tornar obstruções que interferem nas distâncias de visibilidade do projeto. Este é o caso do uso de barreiras ao invés de canteiros centrais em rodovias bidirecionais, especialmente ao longo de curvas à esquerda. Desta forma, este trabalho analisa o posicionamento de barreiras em cenários hipotéticos com uso de simulações gráficas tridimensionais. O afastamento lateral da barreira, em relação à pista de rolamento, foi definido em função de cada velocidade de projeto e de raio de curva horizontal analisados. Os diagramas gerados têm potencial uso para definição de parâmetros indicadores na tomada de decisão do projeto viário, pois o projeto foi considerado como um modelo tridimensional como um todo ao invés de analisar separadamente os alinhamentos horizontal e vertical bem como as seções transversais.
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