Modelos de oportunidades intervenientes de distribuição de viagens: um novo método de calibração do modelo de Schneider
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v11i1.116Resumo
Uma das questões importantes, sobre a qual se debruçam pesquisadores e planejadores urbanos, é o desequilíbrio entre a demanda e a oferta de espaço viário de circulação de veículos e pessoas, decorrente do aumento populacional, da expansão física das cidades e de seus sistemas de atividades. Para estimar a matriz de origem-destino de viagens resultante destas alterações, os modelos de oportunidades intervenientes são credenciados pela consistência teórica que apresentam. Daí resulta a importância desses modelos "vis-à-vis" os modelos gravitacionais, na avaliação dos efeitos da expansão urbana sobre os padrões de distribuição de viagens de pessoas, estudos de market share, etc.. Após analisar criticamente o modelo de Schneider e seus procedimentos alternativos de calibração, os autores propõem um novo procedimento de calibração para este modelo, baseado numa nova maneira de determinar o parâmetro l, através do método da máxima verossimilhança. Tal procedimento conduziu a uma melhor interpretação desse parâmetro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.