Prácticas logísticas de proveedores de autopartes en México
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v12i1.123Resumo
Se abordan las prácticas logísticas en la industria automotriz mexicana, a partir de la relación proveedores de autopartes-plantas ensambladoras. Se propone el análisis en función de factores de resistencia logística, siendo los siguientes: i) Criterios de selección de proveedores, orígenes de materias primas o componentes; y normas de calidad. ii) Tecnologías de información, particularmente en el uso de estándares EDI. iii) Planteamientos logísticos derivados de la interfase proveedores-planta ensambladora y sus impacto en áreas logísticas (almacenes, transporte, inventarios, embalaje) y de producción. iv) Ejecución de cadenas de transporte nacionales e internacionales. El campo de investigación se centra en 10 estudios de caso de empresas productoras de autopartes instaladas en el corredor industrial San Juan deI Río-Querétaro-Celaya, a 200 Km. al norte de la ciudad de México. Los resultados permiten conocer e interpretar las condiciones logísticas de empresas de autopartes en esta región de especialización automotriz en México.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.