Mathematical model for supply chain design with time postponement
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v26i4.1324Palavras-chave:
Projeto de cadeia de suprimentos, Postergação de Tempo, Modelo Matemático.Resumo
Projetar cadeia de suprimentos é uma importante decisão estratégica e seu impacto influencia diretamente na eficiência e no nível de serviço. O projeto se torna mais complexo quando o objetivo é minimizar o custo de distribuição e utilizar a postergação de tempo na cadeia de suprimentos. Os modelos matemáticos atualmente estudados na literatura de cadeia de suprimentos consideram vários atores. Entretanto, em problemas reais existem diferentes combinações desses atores, criando fluxos próprios de transportes e aumentando a complexidade da cadeia de suprimentos. Este artigo propõe um modelo matemático para projetar a cadeia de suprimentos com postergação de tempo a partir da programação não linear inteira mista para minimizar o custo total, considerando os custos de transportes, abertura de instalações e operacionais. O modelo permite a possibilidade de uma instalação híbrida, ou seja, dois tipos de instalações abertas no mesmo local, sendo uma importante oportunidade de redução de custos. Diferentes conjuntos de instâncias foram simulados para buscar a solução ótima e analisar o comportamento da cadeia de suprimentos em diferentes tamanhos de cenários, os quais foram resolvidos usando um solver comercial e suas performances foram estudadas. O modelo proposto apresenta viabilidade em seu uso para instâncias pequenas e médias com tempo computacional suficiente para auxílio no processo de tomada de decisão.Downloads
Referências
Alderson, W. (1950) Marketing efficiency and the principle of postponement. Cost and profit outlook. v. 3, pp. 15-18.
Aviv, Y.; and A. Federgruen (2001) Design for postponement: A comprehensive characterization of its benefits under unknown demand distributions. Operations Research, v. 49(4), pp. 578-598.
Cardoso, P. A. (2002) The Principle of Postponement: a study at the supply chain of printing inks. Rio de Janeiro: PUC – Pontifícia Universidade Católica. Doctoral dissertation, 161 p.
Çelebi, D. (2015) Inventory control in a centralized distribution network using genetic algorithms: A case study. Computers & Industrial Engineering, v. 87, pp. 532-539.
Das, C., and R. Tyagi (1997) Role of inventory and transportation costs in determining the optimal degree of centralization. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 33(3), p. 171-179.
Eynan, A. (1999) The multi-location inventory centralization problem with first-come, first-served allocation. European Journal of Operational Research, Vol. 114(1), pp. 38-49.
Fernandes, B. C.; F. H. Galamba, F. H.; Tosta; L. I. and R. S. Lima (2011) Impactos da utilização de centros de distribuição na logística de distribuição de produtos acabados. Revista de literatura do transporte, v. 5, pp. 163-181.
Ferreira, K. A. (2009) Uma estrutura conceitual para aplicação do postponement: estudo multicaso em empresas da indústria de alimentos. São Carlos: UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Doctoral dissertation, 203 p.
Ferreira, K. A., and R. L. C. Alcantara (2011) Postponement: abordagens para sua aplicação em empresas da indústria de alimentos. In. XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Belo Horizonte, pp 1-14.
García‐Dastugue, S. J. and D. M. Lambert (2007) Interorganizational time‐based postponement in the supply chain. Journal of Business Logistics, v. 28(1), pp. 57-81
Gaur, S.; and A. R. Ravindran (2006) A bi-criteria model for the inventory aggregation problem under risk pooling. Computers & industrial engineering, v. 51(3), pp. 482-501.
IBM (2012) IBM ILOG CPLEX v12.5: User’s manual for CPLEX.
Lau, H. S., and A. H. L. Lau (1996) The newsstand problem: A capacitated multiple-product single-period inventory problem. European Journal of Operational Research, v. 94(1), pp. 29-42.
Kutanoglu, E.; and D. Lohiya (2008) Integrated inventory and transportation mode selection: A service parts logistics system. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 44(5), p. 665-683.
Nozick, L. K., and M. A.Turnquist (2001) Inventory, transportation, service quality and the location of distribution centers. European Journal of Operational Research, v. 129(2), pp. 362-371.
Pishvaee, M. R., Farahani, R. Z., and Dullaert, W (2010). A memetic algorithm for bi-objective integrated foward/reverse logistic network design. Computers & Operations Research, v. 37, pp. 1100 – 1112.
Razmi, J., A. Zahedi-Anaraki, and M. Zakerinia, M. (2013) A bi-objective stochastic optimization model for reliable warehouse network redesign. Mathematical and Computer Modelling, v. 58(11), pp. 1804-1813.
Rodrigues, E. F., and N. D. Pizzolato.(2013) The economy of distribution centers: The case of large retail networks in Brazil. African Journal of Business Management, v. 7, pp. 1541-1552.
Santos, A. (2006) Centros de distribuição como vantagem competitiva. Revista de ciências gerenciais, Vol. 10, pp. 34-40.
Servare Junior, M. W. J., G. M. Ribeiro, and G. L. D. Chaves (2012). Um modelo matemático para redes logísticas com fluxos diretos e reversos e novos integrantes. Proceedings of XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, ABEPRO, Bento Gonçalves, pp. 1-14.
Servare Junior, M. W. J., and P. A. Cardoso (2016) Time postponement in supply chain: a mathematical programming review. Proceedings of 23rd European Management Operations Association Conferece, EUROMA, Trondheim, pp. 1-16.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.