Estimação da matriz origem-destino e da distribuição espacial da lotação em um sistema de transporte sobre trilhos a partir de dados de bilhetagem eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1347Palavras-chave:
Lotação, Transporte Público, Sistema Metroferroviário, Bilhetagem Eletrônica.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma análise para estimar a lotação por trechos entre estações de um sistema metroferroviário, ao longo do dia, utilizando dados de bilhetagem eletrônica. É proposta uma adaptação da metodologia baseada no encadeamento de embarques no sistema de transportes, que infere o destino dos usuários, uma vez que não há bilhetagem nas estações de destino. Isso permitiu obter, de maneira rápida e eficiente, sem pesquisas de campo custosas, uma estimativa da matriz de origem-destino no sistema de transporte de passageiros sobre trilhos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A metodologia proposta também possibilitou obter o padrão espaço-temporal dos níveis de lotação para todas as linhas e sentidos da rede, assim como os volumes de transferências nas estações através da alocação da matriz ao longo de todo o período de operação e não apenas para os horários de pico, como usualmente feito a partir de pesquisas de campo com base em entrevistas com usuários.
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