The impact on production and costs after the acquisition of an airline by a competitor in Brazil: a Cobb-Douglas function application
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1512Palavras-chave:
Gestão de transporte aéreo, Produtividade, Custos operacionais de empresas aéreas, Função Cobb-Douglas, Transporte aéreo no BrasilResumo
O objetivo deste artigo é analisar o impacto sobre os custos de produção e transporte aéreo como resultado da aquisição de uma empresa aérea em crescimento por sua competidora dominante de operação similar. Duas funções Cobb-Douglas, relacionados à produção e custos respectivamente, foram utilizados para tal análise, considerando os períodos anteriores e posteriores à aquisição. Toma-se como exemplo para análise a aquisição da Webjet Linhas Aéreas SA pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes, consolidada oficialmente em outubro de 2012. Os resultados demonstram que a aquisição da empresa em crescimento proporcionou impacto negativo na produtividade da empresa dominante, apresentando perda de eficiência operacional, aumento de custos e não absorvendo pleno potencial de produção que a aquisição da primeira pudesse trazer. Tal metodologia demonstrou ser eficaz na análise de impacto desse tipo de operação, uma vez que permite que conclusões baseadas em resultados econométricos sejam utilizadas pelos tomadores de decisão.Downloads
Referências
ABEAR (2014). Panorama 2014:O setor aéreo em dados e análises. Associação Brasileira das Empresas Aéreas. São Paulo, Brasil.
Barros Junior, J. R. S. N. (2007). Custos no Transporte Aéreo: Determinantes e Modelos. Journal of Transport Literature (RELIT) Vol.1, n.2, pp.70-109 Jul 2007. São José dos Campos, Brasil.
Bao Hong, T. (2008). Cobb-Douglas Production Function. European Economy Seminar. NOVA School of Business. Lisbon, Portugal.
Bettini, H. F. A. J. e Oliveira, A. V. M. (2011) Transporte aéreo regional: entre economias de densidade e custos de transação. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 4, pp. 171-187.
Caves, D.W.; Christensen, L. R. e Threteway, M.W. (1984) Economics of Density Versus Economies of Scale: Why Trunk and Local Service Airline Costs Differ. Rand Journal of Economics, v. 15, p. 471-489. DOI: 10.2307/2555519
Cobb, C.W. e Douglas, P.H. (1928). A Theory of Production. American Economic Association, pp.139-165. New York, United States of America.
Doganis, R. (2001). The Airline Business in the 21st Century. London: Routledge, 1st. Edition, 2001.
Fregnani, J. A.T. G.; Ferreira, N. S. e Gabrieler M. C. (2009). Análise dos Custos Logísticos no Transporte Aéreo Regional. Journal of Transport Literature (RELIT) Vol.3, n.2, pp.7-25 Jul 2009. São José dos Campos, Brasil.
Kuroda, E. T.; Kalfas, A. J. e Eller, R. A. G. (2012). Aplicação da função Cobb-Douglas para a análise da produtividade no setor aé-reo. Journal of Transport Literature (RELIT) Vol.6, n.2, pp.169-179 abril 2012. São José dos Campos, Brasil. DOI:10.1590/S2238-10312012000200009
Martins, F. G. D.; Da Silva, F.; G. F., Rocha, C. H.; Queiroz, M. e Araújo, C. E. F. (2012) Análise de eficiência estimando fronteiras paramétricas Cobb-Douglas e translog: o caso de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus no Brasil. Journal of Transport Literature, vol. 6, n. 3. DOI: 10.1590/S2238-10312012000300002
Silveira, J. A. (2003). Transporte Aéreo Regular no Brasil: Análise econômica e função de custo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. COPPE, 2003.
GOL (2012). Comunicados e Fatos Relevantes 10/12/2012: GOL Anuncia Aprovação pelo CADE para Aquisição da Webjet. VRG Linhas Aéreas. SãoPaulo, Brazil.
GOL (2015). Relatórios Trimestrais 2011-2015. VRG Linhas Aéreas. < http://ri.voegol.com.br > (Acesso em 30 de agosto de 2015)
Yang, X. e Zhu, Y. (2015). The Analysis of Technical Efficiency of Airlines in China. International Conference on Mechatronics, Electronic, Industrial and Control Engineering (MEIC 2015). Atlantis Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.