Sustentabilidade na última milha da distribuição postal em áreas urbanas mediante adoção de triciclos elétricos
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1525Palavras-chave:
Veículo Elétrico, Triciclo, SustentabilidadeResumo
A demanda por serviços de transporte em todo o mundo é um fenômeno que cresce à medida em que o processo de urbanização avança. No entanto, o excessivo uso de veículos acentua os problemas relacionados às entregas de última milha e à emissão de poluentes atmosféricos locais. O objetivo deste estudo é avaliar a sustentabilidade alcançada por meio da utilização de triciclos elétricos na distribuição postal na cidade do Rio de Janeiro. Identificou-se a redução de 27,86% do custo total de transportes. Ademais, observou-se reduções mensais de emissões de poluentes atmosféricos por rota de 10,11 g de CO; 32,78 g de NOX; 0,02 g de RCHO; 0,7 g de NMHC e 0,33 g de MP, enquanto que as reduções mensais de GEE por rota foram de 21,01 kg de CO2eq. Com relação aos aspectos sociais, a frequência cardíaca mostrou-se constante durante toda a operação, enquanto, na operação de distribuição tradicional intermodal, verificou-se uma maior variação durante a operação de entrega.
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