Sustentabilidade na última milha da distribuição postal em áreas urbanas mediante adoção de triciclos elétricos

Autores

  • Cintia Machado de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Renata Albergaria de Mello Bandeira Instituto Militar de Engenharia Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes
  • George Vasconcelos Góes Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes
  • Daniel Neves Schmitz Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes
  • Marcio de Almeida D’Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1525

Palavras-chave:

Veículo Elétrico, Triciclo, Sustentabilidade

Resumo

A demanda por serviços de transporte em todo o mundo é um fenômeno que cresce à medida em que o processo de urbanização avança. No entanto, o excessivo uso de veículos acentua os problemas relacionados às entregas de última milha e à emissão de poluentes atmosféricos locais. O objetivo deste estudo é avaliar a sustentabilidade alcançada por meio da utilização de triciclos elétricos na distribuição postal na cidade do Rio de Janeiro. Identificou-se a redução de 27,86% do custo total de transportes. Ademais, observou-se reduções mensais de emissões de poluentes atmosféricos por rota de 10,11 g de CO; 32,78 g de NOX; 0,02 g de RCHO; 0,7 g de NMHC e 0,33 g de MP, enquanto que as reduções mensais de GEE por rota foram de 21,01 kg de CO2eq. Com relação aos aspectos sociais, a frequência cardíaca mostrou-se constante durante toda a operação, enquanto, na operação de distribuição tradicional intermodal, verificou-se uma maior variação durante a operação de entrega.

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Publicado

04-11-2018

Como Citar

Oliveira, C. M. de, Bandeira, R. A. de M., Góes, G. V., Gonçalves, D. N. S., & D’Agosto, M. de A. (2018). Sustentabilidade na última milha da distribuição postal em áreas urbanas mediante adoção de triciclos elétricos. TRANSPORTES, 26(3), 1–11. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1525

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica