Uma análise empírica da padronização de frota de companhias aéreas e os efeitos de fatores operacionais

Autores

  • Rodolfo Romboli Narcizo Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Alessandro Vinicius Marques de Oliveira Instituto Tecnológico de Aeronáutica

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1587

Palavras-chave:

Gerenciamento de frota, Custos com combustível, Inovação tecnológica, Estratégia empresarial, Política ambiental.

Resumo

O presente trabalho desenvolve um modelo econométrico para avaliar alguns dos fatores determinantes das estratégias de padronização de frota de companhias aéreas. Considera-se a padronização em nível de modelo de aeronave, com controles dos efeitos da padronização de fabricante e de família dos equipamentos de voo. O modelo empírico foi estimado com dados do transporte aéreo brasileiro e utiliza diversas variáveis operacionais, como tamanho e idade médios da frota, fluxo de passageiros por voo e número de destinos servidos. O efeito de fatores de custos operacionais e de demanda são também incorporados ao modelo. Os resultados apontam para uma tendência à maior padronização de frota no Brasil. Entretanto, aumentos nos custos com combustível podem atenuar essa tendência, por induzir uma busca por aeronaves com tecnologia mais avançada e menor consumo energético. Os resultados da pesquisa possuem implicações de políticas corporativas e públicas visando ao estímulo da gestão eficiente e sustentável da frota das companhias aéreas no país ao longo dos próximos anos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABEAR (2017). Panorama 2016: o setor aéreo em dados e análises. Associação Brasileira de Empresas Aéreas, Brasília.

ANAC (2015) Anuário do transporte aéreo 2014. Agência Nacional de Aviação Civil, Brasília.

Borges Pan, A. G. e R. A. E. Santo Jr (2004) Developing a fleet standardization index for airline pricing. Journal of Air Transpor-tation, v. 9, n. 2, p. 97-110.

Brüggen, A. e L. Klose (2010) How fleet commonality influences low-cost airline operating performance: Empirical evidence. Journal of Air Transport Management, v. 16, n. 6, p. 299-303. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2010.02.006.

Flightglobal (2011) Commonality, performance tipped Southwest to 737 Max. Washington, DC, USA.

Kilpi, J. (2007) Fleet composition of commercial jet aircraft 1952–2005: Developments in uniformity and scale. Journal of Air Transport Management, v. 13, n. 2, p. 81-89. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2006.10.008

Seristö, H. e A. P. Vepsälainen (1997) Airline cost drivers: cost implications of fleet, routes, and personnel policies. Journal of Air Transport Management, v. 3, n. 1, p. 11-22. DOI: 10.1016/S0969-6997(97)82788-3

Zou, L; C. Yu e M. Dresner (2015) Fleet Standardisation and Airline Performance. Journal of Transport Economics and Policy, v. 49, n. 1, p. 149-166.

Zuidberg, J. (2014) Identifying airline cost economies: An econometric analysis of the factors affecting aircraft operating costs. Journal of Air Transport Management, v. 40, p. 86-95. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2014.06.007

Downloads

Publicado

04-11-2018

Como Citar

Narcizo, R. R., & Oliveira, A. V. M. de. (2018). Uma análise empírica da padronização de frota de companhias aéreas e os efeitos de fatores operacionais. TRANSPORTES, 26(3), 12–24. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1587

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica