A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos

Autores

  • Letícia Sousa de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Suelly Helena de Araújo Barroso Universidade Federal do Ceará
  • Jorge Barbosa Soares Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1664

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Jogos, Engenharia Civil.

Resumo

Os jogos em sala de aula servem como atividade para melhorar e incentivar a aprendizagem do aluno, tornando-o mais ativo em sala e permitindo uma melhor fixação do conhecimento transmitido. Este artigo propõe a utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem da disciplina de Materiais Betuminosos, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará para proporcionar aos alunos maior absorção do conhecimento. Foi proposto um jogo de tabuleiro em que os temas abordados foram asfaltos, asfaltos modificados, emulsões asfálticas, agregados e misturas asfálticas. Para avaliar o estilo de aprendizagem dos alunos e professor foi aplicado o Índice de Estilos de Aprendizagem e para analisar a eficiência do jogo foi desenvolvido um questionário baseado nas competências e habilidades exigidas pelo Conselho Nacional de Educação. Verificou-se o potencial do jogo em proporcionar motivação, aprendizagem, armazenamento do conhecimento e o desenvolvimento de algumas habilidades requeridas na área de Engenharia Civil.

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Biografia do Autor

Letícia Sousa de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Engenheira Civil pela Universidade Estadual do Maranhão.Departamento de Engenharia de Transportes, Mestranda em Engenharia de Transportes na Universidade Federal do Ceará.

Suelly Helena de Araújo Barroso, Universidade Federal do Ceará

Engenheira Civil pela UFC. Pós-Doutora pela NCSU/USA. Mestre e Doutora em Engenharia de Transportes pela USP. É Professora Associada da UFC. Atua na área de pavimentação com ênfase em solos, imprimação, revestimentos delgados e uso de resíduos. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN), tendo implantado o Programa de Doutorado desta Pós-Graduação. É orientadora de mestrado e doutorado do PETRAN. É Coordenadora da área de Solos do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP) da UFC. É Coordenadora e membro de equipe de vários projetos financiados pela Petrobras, Finep, CNPq, FUNCAP, dentre outros, na área de pavimentação.

Jorge Barbosa Soares, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil - Texas A&M University (1994) e doutorado em Engenharia Civil - Texas A&M University (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Análise e Dimensionamento de Pavimentos e Caracterização Mecânica de Misturas Asfálticas.

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Publicado

28-12-2019

Como Citar

de Oliveira, L. S., Barroso, S. H. de A., & Soares, J. B. (2019). A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem do ensino da disciplina de materiais betuminosos. TRANSPORTES, 27(4), 51–62. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1664

Edição

Seção

Artigos