Estimação da velocidade média em vias arteriais urbanas com uso do microssimulador VISSIM
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1705Palavras-chave:
Microssimulação de tráfego, Car-following, Mudança de faixa, Wiedemann.Resumo
Um dos principais desafios na modelagem microscópica de vias urbanas é a estimação dos valores dos parâmetros dos modelos comportamentais do condutor. O principal objetivo deste artigo é propor um método de calibração dos modelos comportamentais do VISSIM para modelagem do tráfego de vias arteriais urbanas, com foco na estimação da velocidade média do tráfego de automóveis e de ônibus. O método foi aplicado em dois corredores urbanos da cidade de Fortaleza, resultando em erros de calibração de 10% e 13% e de validação de 19% e 9%. O segundo objetivo deste artigo foi comparar a calibração apresentada, do tipo sequencial, na qual os parâmetros são calibrados separadamente, seguindo uma sequência pré-estabelecida, com a calibração simultânea, na qual todos os parâmetros são calibrados em conjunto com base na medida de desempenho do tráfego que se deseja estimar. A calibração sequencial resultou em melhores estimativas para os parâmetros comportamentais, pois ela diminui a chance de se obter combinações de valores irreais para os parâmetros.
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