Um modelo integrado para a programação de voos e alocação de frotas

Autores

  • Daniel Jorge Caetano Universidade de São Paulo
  • Nicolau D. F. Gualda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v19i2.209

Resumo

Este artigo apresenta um modelo para a definição (otimização) da malha a ser atendida por uma empresa aérea, resolvendo, de forma integrada, os problemas de programação de voos e alocação de frotas. O modelo inclui restrições operacionais específicas como a existência de slots de pouso e decolagem e a limitada flexibilidade de opções de aeroportos oriunda de um tráfego composto primariamente por passageiros. O modelo foi testado e aplicado com sucesso a um caso de uma empresa aérea regional brasileira, resultando em uma programação de voos completa e provendo informações de suporte à decisão sobre a possibilidade de novos voos ou o uso de outros tipos de aeronave.

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Biografia do Autor

Daniel Jorge Caetano, Universidade de São Paulo

Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes

Nicolau D. F. Gualda, Universidade de São Paulo

Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes

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Publicado

04-11-2011

Como Citar

Caetano, D. J., & Gualda, N. D. F. (2011). Um modelo integrado para a programação de voos e alocação de frotas. TRANSPORTES, 19(2), 16–24. https://doi.org/10.14295/transportes.v19i2.209

Edição

Seção

Artigos