Um modelo integrado para a programação de voos e alocação de frotas
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v19i2.209Resumo
Este artigo apresenta um modelo para a definição (otimização) da malha a ser atendida por uma empresa aérea, resolvendo, de forma integrada, os problemas de programação de voos e alocação de frotas. O modelo inclui restrições operacionais específicas como a existência de slots de pouso e decolagem e a limitada flexibilidade de opções de aeroportos oriunda de um tráfego composto primariamente por passageiros. O modelo foi testado e aplicado com sucesso a um caso de uma empresa aérea regional brasileira, resultando em uma programação de voos completa e provendo informações de suporte à decisão sobre a possibilidade de novos voos ou o uso de outros tipos de aeronave.Downloads
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Publicado
04-11-2011
Como Citar
Caetano, D. J., & Gualda, N. D. F. (2011). Um modelo integrado para a programação de voos e alocação de frotas. TRANSPORTES, 19(2), 16–24. https://doi.org/10.14295/transportes.v19i2.209
Edição
Seção
Artigos
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