Otimização do monitoramento de deflexão pelo uso da geoestatística

Autores

  • Fernando Silva Albuquerque Universidade Federal de Sergipe
  • Washington Peres Núñez Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v20i1.211

Resumo

Os procedimentos de projeto e gerência de pavimentos prevêem a utilização de dados de deflexão para a caracterização das camadas dos pavimentos. Contudo, o levantamento de dados ainda não é sistematicamente realizado por empresas gerenciadoras de rodovias, muito devido aos custos envolvidos em monitoramentos de grandes extensões de vias. O uso de métodos de estimativa para inferir dados em locais não amostrados a partir de amostras espaçadas, porém representativas da malha, pode ser uma boa alternativa para a otimização de levantamentos de deflexão em vias de baixo e médio volume de tráfego. Neste trabalho avaliou-se a aplicação da kri-gagem ordinária, procedimento utilizado na Geoestatística, para estimativa de dados de deflexão medidos com FWD em pavimentos asfálticos de três regiões do Brasil. Após as análises realizadas, constatou-se que as deflexões e os módulos de resiliência das camadas apresentavam variações espaciais bem típicas, com possibilidade de redução de amostras em até 90% sem alteração significativa das deflexões características, sendo, portanto, uma ferramenta útil e aplicável principalmente à gerência de pavimentos.

Palavras-chave: gerência de pavimentos, geoestatística, deflexão.

Abstract: Pavement design and management procedures take into account deflections data in order to characterize layers. However, data surveying still represents high costs to be paid by transportation agencies. Alternatively, statistical methods employing data from sampled points, may be used to optimize deflection surveying in low and mid volume roads. This paper analyses the use of the ordinary kriging, a geostatistics method, in the estimation of FWD deflections on asphalt pavements in three Brazilian regions. It was found that both deflections and layers modulus present well-defined spatial variability, allowing for a reduction of up to 90% in the sample size, while the characteristic deflection values were not significantly changed. It may be concluded that ordinary kriging is a powerful geo-statistical tool available to engineers dealing especially with pavement management.

Keywords: pavement management, geostatistics, deflection.

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Biografia do Autor

Fernando Silva Albuquerque, Universidade Federal de Sergipe

Concluiu a Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e Doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia - Pavimentos) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentos, atuando principalmente nos seguimentos de Projetos de Rodovias, Construção Rodoviária, Gerência de Pavimentos e Garantia da Qualidade (ISO 9000:2000).

Washington Peres Núñez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1981), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: pavimentos, estabiilização de solos, misturas asfálticas, solos e agregados para pavimentação apreveitamento de resíduos em pavimentos, gerência de pavimentos e controle de qualidade em pavimentação. Tem atuado como revisor de periódicos internacionais e participado de comitês científicos de congressos nacionais e internacionais.É bolsista PQ desde 2003.

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Publicado

25-04-2012

Como Citar

Albuquerque, F. S., & Núñez, W. P. (2012). Otimização do monitoramento de deflexão pelo uso da geoestatística. TRANSPORTES, 20(1), 5–12. https://doi.org/10.4237/transportes.v20i1.211

Edição

Seção

Artigos