Caracterização de padrões de deslocamentos urbanos em Fortaleza com a utilização de dados de redes sociais georreferenciadas
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2153Palavras-chave:
Redes sociais, Padrão de deslocamento, Caracterização socioeconômica, Regressão espacialResumo
Técnicas tradicionais para a obtenção de dados sobre mobilidade vêm sofrendo um processo de defasagem. Nesse cenário, técnicas alternativas, de baixo custo e capazes de incorporar as dinamicidades desses padrões de deslocamentos, têm se mostrado atrativas. Dentre elas, podem ser citadas as bases de dados, provenientes de redes sociais, baseadas em localização. Portanto, o objetivo principal deste trabalho foi a elaboração de um método para caracterizar padrões de mobilidade em Fortaleza com a utilização de dados do Twitter e Instagram. O método proposto possibilitou a atribuição de viagens a partir dos check-ins, identificando os pares OD. Além disso, foi sugerido um método de caracterização socioeconômica dos indivíduos, através de uma regressão espacial. Os resultados indicam que o método foi eficaz na identificação de padrões de deslocamento de pessoas de média e alta renda, principalmente de viagens por motivo lazer. No entanto, uma das limitações mais visíveis deste trabalho é o fato de ele não ter sido capaz de representar o comportamento da população de renda mais baixa na cidade de Fortaleza.
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