Transporte rodoviário de gás natural liquefeito: um estudo de simulação em Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2450Palavras-chave:
Transporte rodoviário, Transporte de energia, Gás Natural Liquefeito, BrasilResumo
O objetivo deste artigo é avaliar a viabilidade do transporte de Gás Natural Liquefeito (GNL) por caminhão no estado de Mato Grosso (MT), Brasil, comparando os custos de substituição de outras fontes energéticas para o Gás Natural (GN) boliviano e estimando o potencial mercado disponível nas cinco mesoregiões do estado. Os resultados do estudo mostram que existe um mercado potencial de GN de 2,1 MMm3/dia a um custo competitivo em comparação com os combustíveis avaliados. O GNL transportado por estrada demonstrou ser mais vantajoso do que energia elétrica e diesel. Por outro lado, os custos do óleo combustível foram ligeiramente mais baixos do que os custos do GN. Esta simulação pode servir de inspiração para aumentar a utilização do GNL em pequena escala por estrada em estados ou países com características semelhantes, especialmente aqueles com a possibilidade de fornecimento constante de GN e rede limitada de gasodutos.
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