Análise do comportamento do motorista em uma curva por meio de simulação imersiva e um modelo de regressão segmentado
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v30i1.2548Palavras-chave:
Acidentes de trânsito, Análise de comportamento, Realidade VirtualResumo
Considerando todos os elementos que podem estar relacionados à ocorrência de acidentes é importante identificar o perfil dos motoristas mais sujeitos a eles. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as diferenças no comportamento dos motoristas em relação ao gênero e à idade. Para isso, um trecho de rodovia com uma curva considerada perigosa foi modelado em um simulador usando ambiente virtual imersivo e 59 pessoas experimentaram a simulação. A velocidade do carro foi registrada ao longo do percurso e a partir de um modelo de regressão segmentado avaliou-se o comportamento dos grupos em relação à velocidade média. Foi possível verificar que mulheres mais velhas (26 a 35 anos) reduziram a velocidade antes em comparação aos demais motoristas. Além disso, homens mais jovens (18 a 25 anos) demoraram mais para frear e tiveram mais acidentes nas simulações. Os resultados mostram que existem diferenças de comportamento dos motoristas em relação ao seu perfil.
Downloads
Referências
Autodesk | Education Community (2021). Available at: https://www.autodesk.com.br/ (Accessed: July 15, 2021).
Bella, F. (2008) Driving simulator for speed research on two-lane rural roads, Accident Analysis & Prevention. Pergamon, 40(3), pp. 1078–1087. doi: 10.1016/J.AAP.2007.10.015.
Bentley | OpenRoads - Transportation, Civil Analiys, Design Software (2021). Available at: https://www.bentley.com/ (Accessed: July 15, 2021).
Branzi, V., Domenichini, L. and La Torre, F. (2017) Drivers’ speed behaviour in real and simulated urban roads – A validation study, Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour. Pergamon, 49, pp. 1–17. doi: 10.1016/J.TRF.2017.06.001.
Chaudry, A. J. (2020) Human Behaviour in VR : Special automotive based environment Declaration of Originality. Tal Tech - School of Information Technologies. Available at: https://digikogu.taltech.ee/testimine/en/Download/e759e6d3-55cd-4f59-b48b-e162bf99ec3d/Inimkituminevirtuaalreaalsusesautojuhtiminee.pdf.
Clarke, D.D., Ward, P., Bartle, C., Truman, W. (2006) Young driver accidents in the UK: The influence of age, experience, and time of day, Accident Analysis & Prevention. Pergamon, 38(5), pp. 871–878. doi: 10.1016/J.AAP.2006.02.013.
Comando Rodoviário da Brigada Militar - CRBM (2021). Available at: https://crbm.bm.rs.gov.br/resumo-de-acidentes/ (Accessed: July 15, 2021).
Dafrallah, S., Amine, A., Mousset, S., Bensrhair, A. (2020) Driver Behavior Assistance in Road Intersections, in Bhateja, V., Satapathy, S. C., and Satori, H. (eds.) Embedded Systems and Artificial Intelligence. Singapore: Springer Singapore, pp. 53–60. doi: 10.1007/978-981-15-0947-6_6.
Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN (2021). Available at: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/denatran (Accessed: July 15, 2021).
Dickey, M. D. (2005) Three-dimensional virtual worlds and distance learning: two case studies of Active Worlds as a medium for distance education, British Journal of Educational Technology, 36(3), pp. 439–451. doi: https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2005.00477.x.
Farah, H., Zatmeh, S., Toledo, T., Wagner, P. (2016) Impact of distracting activities and drivers’ cognitive failures on driving performance, Advances in Transportation Studies, 1, pp. 71–82. doi: 10.4399/978885489179107.
Goedicke, D., Li, J., Evers, V., & Ju, W. (2018) VR-OOM: Virtual Reality On-ROad Driving SiMulation, in Proceedings of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, pp. 1–11. Available at: https://doi.org/10.1145/3173574.3173739.
Ihemedu-Steinke, Q.C., Erbach, R., Halady, P., Meixner, G., Weber, M. (2017) Virtual Reality Driving Simulator Based on Head-Mounted Displays BT - Automotive User Interfaces: Creating Interactive Experiences in the Car, in Meixner, G. and Müller, C. (eds.). Cham: Springer International Publishing, pp. 401–428. doi: 10.1007/978-3-319-49448-7_15.
Lee, J.H., Kwon, H., Choi, J., Yang, B.H. (2007) Cue-Exposure Therapy to Decrease Alcohol Craving in Virtual Environment, CyberPsychology & Behavior, 10(5), pp. 617–623. doi: 10.1089/cpb.2007.9978.
Lucas, F.R., Russo, L.E.A., Kawashima, R.S., Figueira, A.d.C., Larocca, A.P.C., Kabbach Jr, F.I. (2013) Uso de simuladores de direção aplicado ao projeto de segurança viária, Boletim de Ciências Geodésicas. Universidade Federal do Paraná, 19(2), pp. 341–352. doi: 10.1590/S1982-21702013000200010.
Mannering, F. L., Shankar, V. and Bhat, C. R. (2016) Unobserved heterogeneity and the statistical analysis of highway accident data, Analytic Methods in Accident Research. Elsevier, 11, pp. 1–16. doi: 10.1016/J.AMAR.2016.04.001.
Matar, H. B. and Al-Mutairi, N. Z. (2020) Examining the factors affecting driver behavior in Metropolitan Kuwait, International Journal of Crashworthiness. Taylor & Francis, 0(0), pp. 1–6. doi: 10.1080/13588265.2020.1773750.
McCartt, A.T., Mayhew, D.R., Braitman, K.A., Ferguson, S.A., Simpson, H.M. (2009) Effects of Age and Experience on Young Driver Crashes: Review of Recent Literature, Traffic Injury Prevention. Taylor & Francis, 10(3), pp. 209–219. doi: 10.1080/15389580802677807.
Meuleners, L. and Fraser, M. (2015) A validation study of driving errors using a driving simulator, Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour. Pergamon, 29, pp. 14–21. doi: 10.1016/J.TRF.2014.11.009.
Morley, D. C., Lawrence, G. and Smith, S. (2016) Virtual Reality User Experience as a Deterrent for Smartphone Use While Driving, in Proceedings of the 9th ACM International Conference on PErvasive Technologies Related to Assistive Environments. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery (PETRA ’16). doi: 10.1145/2910674.2910696.
Muggeo, V. M. R. (2003) Estimating regression models with unknown break-points, Statistics in Medicine, 22(19), pp. 3055–3071. doi: https://doi.org/10.1002/sim.1545.
Muggeo, V. M. R. (2017) Interval estimation for the breakpoint in segmented regression: a smoothed score-based approach, Australian & New Zealand Journal of Statistics, 59(3), pp. 311–322. doi: https://doi.org/10.1111/anzs.12200.
Munafo, J., Diedrick, M. and Stoffregen, T. A. (2017) The virtual reality head-mounted display Oculus Rift induces motion sickness and is sexist in its effects, Experimental Brain Research, 235(3), pp. 889–901. doi: 10.1007/s00221-016-4846-7.
Oculus | VR Headsets, Games & Equipment (2021). Available at: https://www.oculus.com/ (Accessed: July 15, 2021).
Oeltze, K. and Schießl, C. (2015) Benefits and challenges of multi-driver simulator studies, IET Intelligent Transport Systems, 9(6), pp. 618–625. doi: https://doi.org/10.1049/iet-its.2014.0210.
Peng, X., Su, H., Wang, Z., & Yu, Y. (2018) A Vehicle Driving Simulator Based on Virtual Reality, in CICTP 2018, pp. 2087–2097. doi: 10.1061/9780784481523.207.
Perrels, A., Votsis, A., Nurmi, V., Pilli-Sihvola, K. (2015) Weather Conditions, Weather Information and Car Crashes, ISPRS International Journal of Geo-Information. Multidisciplinary Digital Publishing Institute, 4(4), pp. 2681–2703. doi: 10.3390/ijgi4042681.
Quandt, R. E. (1958) The Estimation of the Parameters of a Linear Regression System Obeying Two Separate Regimes, Journal of the American Statistical Association. Taylor & Francis, 53(284), pp. 873–880. doi: 10.1080/01621459.1958.10501484.
Rhodes, N. and Pivik, K. (2011) Age and gender differences in risky driving: The roles of positive affect and risk perception, Accident Analysis & Prevention. Pergamon, 43(3), pp. 923–931. doi: 10.1016/J.AAP.2010.11.015.
Roman, G.D., Poulter, D., Barker, E., McKenna, F.P., Rowe, R. (2015) Novice drivers’ individual trajectories of driver behavior over the first three years of driving, Accident Analysis & Prevention. Pergamon, 82, pp. 61–69. doi: 10.1016/J.AAP.2015.05.012.
Savolainen, P.T., Mannering, F.L., Lord, D., Quddus, M.A. (2011) The statistical analysis of highway crash-injury severities: A review and assessment of methodological alternatives, Accident Analysis & Prevention. Pergamon, 43(5), pp. 1666–1676. doi: 10.1016/J.AAP.2011.03.025.
Taheri, S.M., Matsushita, K., Sasaki, M. (2017) Virtual Reality Driving Simulation for Measuring Driver Behavior and Characteristics, Journal of Transportation Technologies. Scientific Research Publishing, 07(02), pp. 123–132. doi: 10.4236/jtts.2017.72009.
Tori, R., Kirner, C. and Siscoutto, R. (2006) Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada Livro do VIII Symposium on Virtual Reality, Virtual Reality sumário, p. 422. Available at: http://romerotori.org/Sumario-Livro-RV2006.pdf.
Unity Real-Time Development Platform | 3D, 2D VR & AR Engine (2021). Available at: https://unity.com/ (Accessed: July 15, 2021).
Vieira, F. S. and Larocca, A. P. C. (2017) Drivers’ speed profile at curves under distraction task, Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour. Pergamon, 44, pp. 12–19. doi: 10.1016/J.TRF.2016.10.018.
World Health Organization - WHO (2018) Global Status Report on Road, World Health Organization, p. 20. Available at: http://apps.who.int/bookorders.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leonardo Scalco, Fabiane Bordin, Eniuce Menezes de Souza, Graciela Racolte, Ademir Marques Jr, Flavio Jose Craveiro Cunto, Luiz Gonzaga da Silveira Jr, Mauricio Roberto Veronez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.