Investigação laboratorial de mistura solo-agregado-cimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2646

Palavras-chave:

Solo-agregado-cimento, Base estabilizada com cimento, Cimento Portland, Cimento de alta resistência inicial

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados de ensaios de laboratório de uma mistura solo-agregado estabilizada com cimento (SAC), a fim de recomendar seu uso como camadas de base e/ou sub-base de pavimentos. Foram avaliadas propriedades de resistência à compressão simples (RCS), resistência à tração por compressão diametral (RTCD), módulo de resiliência pelo ensaio triaxial e o módulo de resiliência diametral, sob a influência de fatores como tempo de cura (0, 7 e 28 dias), proporção de agregado:solo (80:20 e 70:30) e conteúdo de cimento (3, 5 e 7%). Além disso, foi realizado um estudo de dosagem de cimento, comparando os resultados de RCS e RTCD obtidos em laboratório com as tensões de análises mecanicistas de pavimentos hipotéticos, e testes no teor ótimo de cimento aos 3 dias de cura a fim de analisar a possibilidade de reduzir o tempo de abertura do tráfego. Os resultados mostraram que as misturas SAC apresentam comportamento mecânico satisfatório que podem reduzir o tempo de construção. Finalmente, a dosagem de cimento recomendou 5% como teor ótimo de cimento para todas as misturas testadas.

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Biografia do Autor

Luíza Rijo Valoura, Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil

M.Sc candidate in Transportation Engineering at University of São Paulo, Brazil. Her research interests cover stabilized soils and recycled aggregates. She holds a BSc degree in Civil Engineering from Federal University of Alagoas.

Matheus Francisco da Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil

PhD candidate in Transportation Engineering at University of São Paulo, Brazil. His research interests cover stabilized soils and recycled aggregates. He holds a BSc degree in Civil Engineering and a MSc degree in Transportation Engineering from University of São Paulo. He worked as an Assistant Professor at University Moura Lacerda, Brazil.

Ana Paula Furlan, Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil

Professor at São Carlos School of Engineering - University of
São Paulo, Brazil. She has a PhD degree in Transportation Engineering from University
of São Paulo, Brazil and a MSc degree in Civil Engineering - Geotechnical Engineering
University of Campinas. She has a BSc degree in Civil Engineering from Piracicaba
School of Engineering. She pursues research on road materials, focusing on mechanical
properties and durability.

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Publicado

03-11-2022

Como Citar

Rijo Valoura, L. ., da Silva, M. F. ., & Furlan, A. P. (2022). Investigação laboratorial de mistura solo-agregado-cimento. TRANSPORTES, 30(3), 2646. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2646

Edição

Seção

Artigos