Considerações sobre a Análise da Deformação Permanente no Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa)

Autores

  • Paloma Morais de Souza Universidade de São Paulo, São Paulo - Brasil https://orcid.org/0000-0001-7896-0923
  • Fernanda Ligia dos Santos de Oliveira Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil
  • Marcus Vinícius Paula de Lima Universidade de São Paulo, São Paulo - Brasil
  • José Leomar Fernandes Júnior Universidade de São Paulo, São Paulo – Brasil https://orcid.org/0000-0002-0702-4596

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2715

Palavras-chave:

Deformação permanente, Dimensionamento de pavimento. MeDiNa, MeDiNa, Flow Number

Resumo

A motivação para este estudo vem do avanço técnico-científico que ampliou as bases teóricas do dimensionamento de pavimentos ao longo do tempo e, principalmente, porque o Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) propõe o uso do Flow Number do ensaio uniaxial de carga repetida na verificação de propriedades mecânicas da mistura asfáltica, como suficientes para eliminar outros ensaios relacionados à deformação permanente da camada asfáltica. Este artigo é uma revisão de literatura que aborda sobre métodos de dosagem de misturas asfálticas, resultados de ensaios de pavimentação em escala real e evolução dos métodos de dimensionamento de pavimentos, no que diz respeito ao entendimento da deformação permanente na camada asfáltica. As informações coletadas indicam que o Flow Number é um bom parâmetro (“é necessário”) para avaliar o comportamento de uma mistura asfáltica quanto à deformação permanente, mas, para uma melhor avaliação no MeDiNa, é necessário realizar outros testes (“não é suficiente”), incluindo testes de avaliação em larga escala e de longo prazo.

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

Morais de Souza, P. ., dos Santos de Oliveira, F. L. ., Paula de Lima, M. V. ., & Fernandes Júnior, J. L. . (2022). Considerações sobre a Análise da Deformação Permanente no Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). TRANSPORTES, 30(2), 2715. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2715

Edição

Seção

Artigos