Problema do nível de serviço na localização de bases de veículos de resgate
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v31i2.2879Palavras-chave:
Localização de Facilidades, Nível de Serviço, Serviço Médico de EmergênciaResumo
O presente artigo apresenta o problema da localização de bases de veículos de resgate aplicado à Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, levando-se em conta não somente a localização das facilidades em relação aos pontos de demanda, mas também a parcela da população que será capaz de ser atendida dentro de níveis de serviço prédeterminados, com o objetivo de avaliar o atendimento de emergência realizado pelos serviços médicos de emergência em determinadas condições de operação. Após o desenvolvimento e aplicação de um modelo de otimização que acrescenta o nível de serviço ofertado ao problema da localização de facilidades, constatam-se os efeitos negativos de configurações subdimensionadas e da baixa qualidade na prestação do serviço, sendo tal sistema incapaz de atender em tempo hábil, com probabilidades altas, a demanda por atendimentos.
Downloads
Referências
Aringhieri, R.; M.E. Bruni; S. Khodaparasti et al. (2017) Emergency medical services and beyond: Addressing new challenges through a wide literature review, Computers & Operations Research, v. 78, p. 349-68. DOI: 10.1016/j.cor.2016.09.016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cor.2016.09.016
Bélanger, V.; Y. Kergosien; A. Ruiz et al. (2016) An empirical comparison of relocation strategies in real-time ambulance fleet management, Computers & Industrial Engineering, v. 94, p. 216-29. DOI: 10.1016/j.cie.2016.01.023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2016.01.023
Bhat, U.N. (2008) An introduction to queueing theory: modeling and analysis in applications. Boston: Birkhäuser. DOI: 10.1007/978-0-8176-4725-4. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-8176-4725-4
Birkle, C.; D.A. Pendlebury; J. Schnell et al. (2020) Web of Science as a data source for research on scientific and scholarly activity, Quantitative Science Studies, v. 1, n. 1, p. 363-76. DOI: 10.1162/qss_a_00018. DOI: https://doi.org/10.1162/qss_a_00018
Castañeda, P.C. e G.J. Villegas (2016). Analyzing the response to traffic accidents in Medellín, Colombia, with facility location models, Colombia, International Association of Traffic and Safety Transportation. IATSS Research Journal, v. 41, pp. 47-56. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iatssr.2016.09.002
Daskin, M.S. e L.K. Dean (2004) Location of health care facilities. In Operations Research and Health Care (eds.). The Handbook of OR/MS in Health Care: A Handbook of Methods and Application. Boston, MA: Springer US, p. 43-76. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-8066-2_3
Farahani, R.Z.; S. Fallah; R. Ruiz et al. (2019) OR models in urban service facility location: A critical review of applications and future developments, European Journal of Operational Research, v. 276, n. 1, p. 1-27. DOI: 10.1016/j.ejor.2018.07.036. PMid:35874494. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2018.07.036
Ferrari, T. (2017). Modelagem Matemática para Localização de Bases de Veículos de Veículos de Resgate: Um Estudo de Caso no Município do Rio de Janeiro. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. RJ. Disponível em: <https://pet.coppe.ufrj.br/index.php/pt/producaoacademica/dissertacoes/2017/111-modelagem-matematica-para-localizacao-de-bases-de-despacho-de-veiculosde-resgate-um-estudo-de-caso-no-municipio-do-rio-de-janeiro>. (acesso em 08/05/2023).
Klose, A. e A. Drexl (2005) Facility location models for distribution system design, European Journal of Operational Research, v. 162, n. 1, p. 4-29. DOI: 10.1016/j.ejor.2003.10.031. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2003.10.031
Krüger, A.J.; E. Skogvoll; M. Castrén et al.(2010) Scandinavian pre-hospital physician-manned Emergency Medical Services - Same concept across borders, Resuscitation, v. 81, n. 4, p. 427-33. DOI: 10.1016/j.resuscitation.2009.12.019. PMid:20122784. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2009.12.019
Li, X.; Z. Zhao; X. Zhu et al. (2011) Covering models and optimization techniques for emergency response facility location and planning: A review. Mathematical Methods of Operations Research, v. 74, n. 3, p. 281-310. DOI: 10.1007/s00186-011-0363-4. DOI: https://doi.org/10.1007/s00186-011-0363-4
Lima, G.C.L.S.; L.C. Brizon; J.C. Dutra et al. (2019) Objetivos de Política para a Promoção da Mobilidade Sustentável. Disponível em: <https://ceri.fgv.br/publicacoes/objetivos-de-politica-para-promocao-da-mobilidade-sustentavel> (acesso em 08/05/2023).
Marianov, V. e D. Serra (2002) Location–allocation of multiple-server service centers with constrained queues or waiting times. Annals of Operations Research, v. 111, n. 1, p. 35-50. DOI: 10.1023/A:1020989316737. Marianov, V.E. e D. Serra (1998) Probabilistic, maximal covering location-allocation models for congested systems, Journal of Regional Science, v. 38, n. 3, p. 401-24. DOI: 10.1111/0022-4146.00100. DOI: https://doi.org/10.1111/0022-4146.00100
Melo, M.T.; S. Nickel e F. Saldanha-da-Gama (2009) Facility location and supply chain management – a review. European Journal of Operational Research, v. 2, n. 196, p. 401-12. DOI: 10.1016/j.ejor.2008.05.007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2008.05.007
Repede, J.F. e J.J. Bernardo (1994) Developing and validating a decision support system for locating emergency medical vehicles in Louisville, Kentucky. European Journal of Operational Research, v. 75, n. 3, p. 567-81. DOI: 10.1016/0377-2217(94)90297-6. DOI: https://doi.org/10.1016/0377-2217(94)90297-6
Revelle, C.S. e K. Hogan (1989) The maximum availability location problem. Transportation Science, v. 23, n. 3, p. 192- 200. DOI: 10.1287/trsc.23.3.192. DOI: https://doi.org/10.1287/trsc.23.3.192
Şahin Macit, M. (2015) An Integrated Optimization and Simulation Approach for the Ambulance Location Problem. Dissertação (mestrado), Middle East Technical University, Ankara. Disponível em: <http://etd.lib.metu.edu.tr/upload/12619705/index.pdf> (acesso em 08/05/2023).
Toregas, C.R.; R. Swain; C.S. Revelle et al. (1971) The location of emergency service facilities. Operations Research, v. 19, n. 6, p. 1363-73. DOI: 10.1287/opre.19.6.1363. DOI: https://doi.org/10.1287/opre.19.6.1363
WHO (2005) Prehospital Trauma Care Systems. Geneva: WHO. Disponível em: <https://www.who.int/publicationsdetail-redirect/prehospital-trauma-care-systems> (acesso em 08/05/2023).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luis Eduardo Santos Fortes, Glaydston Mattos Ribeiro, Laura Bahiense, Pedro Henrique González
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.