Contribuição para a avaliação de performance de faixas reversíveis
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v32i3.2919Palavras-chave:
Faixas reversíveis. Avaliação de desempenho. Desempenho. Gestão de tráfego.Resumo
A ocorrência de congestionamentos recorrentes em centros urbanos demanda, aos gestores de tráfego, a adoção de estratégias de caráter temporário ou complementar, como a implantação de faixas reversíveis. O seu princípio advém da ampliação temporária da capacidade viária pelo aproveitamento da capacidade subutilizada da via no sentido oposto. Apesar de ser historicamente associada a uma medida simples (em comparação a intervenções definitivas), existem diretrizes técnicas que norteiam o seu processo de implantação, desde etapas iniciais (planejamento, estudos prévios e projeto), até etapas posteriores (monitoramento e avaliação de performance) e que caso não consideradas, de forma adequada, tendem a prejudicar os benefícios da operação. Por outro lado, a prática nacional tende a respaldar-se no conhecimento empírico e em decisões pessoais. Considerando a crescente popularização da técnica no país, o processo de avaliação torna-se essencial não apenas quanto à mensuração dos benefícios obtidos nas operações existentes, mas também como benchmarking em novas operações. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de contribuir com a prática de faixas reversíveis, identificando, através de uma revisão bibliográfica sistemática, as principais informações-chaves (abordagens, indicadores, forma de coleta de dados e métodos) utilizadas em estudos de avaliação de performance de reversíveis. Tais informações subsidiaram a elaboração de fluxograma para guiar o processo de avaliação em operações existentes.
Downloads
Referências
Agent, K.R. and J.D. Clark (1980) Evaluation of reversible lanes (Nicholasville Road; Lexington, Kentucky), Kentucky Transportation Center Research Report, v. 794, p. 1-72. DOI: 10.13023/KTC.RR.1980.549.
Bhouri, N.; M. Aron and J. Kauppila (2023) Relevance of Travel Time Reliability Indicators: a managed lanes case study., Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 54, p. 450-459. Available at: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S1877042812042255?via%3Dihub> (accessed 10/09/2024). DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.09.763
Buckeye, K.R. (2012) Performance evaluation of I-394 MnPASS express lanes in Minnesota, Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, v. 2278, n. 1, p. 153-162. DOI: 10.3141/2278-17. DOI: https://doi.org/10.3141/2278-17
Bueno, R.V. (2020) O uso do BPM no mapeamento de processos nas organizações: uma revisão sistemática da literatura. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. Available at: <http://hdl.handle.net/1843/33859> (accessed 14/05/2023).
CET-SP (1995) Companhia de Engenhara e Tráfego de São Paulo (CET-SP). Pesquisa “faixa reversível”: motoristas e pedestres. São Paulo: CET-SP.
CET-SP (1997) Companhia de Engenhara e Tráfego de São Paulo (CET-SP). Avaliação antes/depois: faixa reversível Av. Giovanni Gronchi e Av. Morumbi. São Paulo: CET-SP.
DeRose, F. (1966) Reversible center-lane traffic system- directional and left-turn usage. Highway Research Record. Available at: <https://onlinepubs.trb.org/Onlinepubs/hrr/1966/151/151-001.pdf> (accessed 05/14/2023).
Dey, S.; J. Ma and T. Aden (2011) Reversible lane operation for arterial roadways: the Washington, DC, USA experience, ITE Journal, v. 81, n. 5, p. 16-35. Available at: <https://nacto.org/docs/usdg/reversible_lane_operation_for_arterial_roadways%20dc_soumya. pdf> (accessed 05/14/2023).
Elvik, R.; A. Hoye; T. Vaa et al. (2015) O Manual de Medidas de Segurança Viária. Available at: <https://diariodotransporte.com. br/wp-content/uploads/2016/03/seguranca-viaria-adamo.pdf> (accessed 06/09/2024).
Fitzpatrick, K.; M.A. Brewer; S. Chrysler et al. (2016) Guidelines for implementing managed lanes. NCHRP Research Report 835. Available at: <https://nap.nationalacademies.org/catalog/23660/guidelines-for-implementing-managed-lanes> (accessed 05/14/2023). DOI: https://doi.org/10.17226/23660
Goodin, G.; R. Benz; M. Burris et al. (2013) Katy Freeway: an evaluation of a second-generation managed lanes project. FHWA/ TX-13/0-6688-1. Available at: <https://rosap.ntl.bts.gov/view/dot/20485/dot_20485_DS1.pdf?> (accessed 05/14/2023).
Guebert, A.A. (2010) Guidelines for the planning, design, operation and evaluation of reversible lane systems. Ottawa: Transportation Association of Canada. Available at: <https://www.tac-atc.ca/wp-content/uploads/ptm-reverse-finalpub.pdf> (accessed 10/09/2024).
Jang, K.; K. Chung; D.R. Ragland et al. (2009) Safety performance of high-occupancy vehicle (HOV) facilities: evaluation of HOV Lane Configurations in California. In TRB 2009 Annual Meeting. California: Safety Transportation Research & Education Center, University of California, p. 1-17. Available at: <https://escholarship.org/uc/item/1cm7z3rd> (accessed 05/14/2023).
Kuhn, B.; G. Goodin; A. Ballard et al. (2005) Managed Lanes Handbook. Available at <https://tti.tamu.edu/tti-publication/managed-lanes-handbook/> (accessed 10/09/2024).
Machado, C.L. (2012) Procedimentos para implantação de faixas reversíveis urbanas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Available at: <http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_m/ChristianoLimaMachado.pdf> (accessed 05/14/2023).
McCasland, W.R. (1981) Evaluation of the first year of operation: I-45 Contraflow Lane, Houston. FHWA/TX-81/6+205-9. Available at: <https://static.tti.tamu.edu/tti.tamu.edu/documents/205-9.pdf> (accessed 05/14/2023).
Porto Alegre (2020) EPTC suspende faixas reversíveis na Glória e na Lomba do Pinheiro. Available at: <https://www.prefeitura.poa. br/eptc/noticias/eptc-suspende-faixas-reversiveis-na-gloria-e-na-lomba-do-pinheiro> (accessed 05/14/2023).
Porto Alegre (2021) Operação de faixa reversível é retomada na Oscar Pereira. Available at: <https://prefeitura.poa.br/eptc/noticias/ operacao-de-faixa-reversivel-e-retomada-na-oscar-pereira#:~:text=A%20partir%20desta%20quinta-feira,manhã%2C%20 na%20avenida%20Oscar%20Pereira> (accessed 05/14/2023).
Queiroz, J.B.D.S. (2016) Avaliação da usabilidade da sinalização de controle de faixas reversíveis utilizando um simulador de direção. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Available at: <https://repositorio.ufrn.br/ handle/123456789/21528> (accessed 05/14/2023).
Santa Catarina (2014) Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PLAMUS): Produto 9.1 – Diagnóstico, Desenvolvimento Urbano, Institucional e Gestão. Florianópolis: Observatório de Mobilidade Urbana. Available at: (accessed 10/09/2024).
Waleczek, H.; J. Geistefeldt; D. Cindric-Middendorf et al. (2016) Traffic flow at a freeway work zone with reversible median lane, Transportation Research Procedia, v. 15, p. 257-66. DOI: 10.1016/j.trpro.2016.06.022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2016.06.022
Wang, X.; Y. Wang and M. Zhang (2015) Empirical study on reversible lane in Beijing. In Proceedings of the International Conference on Computer Information Systems and Industrial Applications. Dordrecht: Atlantis Press, p. 444–447. DOI: 10.2991/cisia-15.2015.120. DOI: https://doi.org/10.2991/cisia-15.2015.120
Wolshon, B. and L. Lambert (2004) Convertible roadways and lanes: a synthesis of highway practice. Washington: Transportation Research Board, National Academies Press. Available at: <https://nap.nationalacademies.org/read/23331/chapter/1> (accessed 05/14/2023).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Igor Gomes Furtado, Arnoldo Debatin Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.