Contribuição para a avaliação de performance de faixas reversíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v32i3.2919

Palavras-chave:

Faixas reversíveis. Avaliação de desempenho. Desempenho. Gestão de tráfego.

Resumo

A ocorrência de congestionamentos recorrentes em centros urbanos demanda, aos gestores de tráfego, a adoção de estratégias de caráter temporário ou complementar, como a implantação de faixas reversíveis. O seu princípio advém da ampliação temporária da capacidade viária pelo aproveitamento da capacidade subutilizada da via no sentido oposto. Apesar de ser historicamente associada a uma medida simples (em comparação a intervenções definitivas), existem diretrizes técnicas que norteiam o seu processo de implantação, desde etapas iniciais (planejamento, estudos prévios e projeto), até etapas posteriores (monitoramento e avaliação de performance) e que caso não consideradas, de forma adequada, tendem a prejudicar os benefícios da operação. Por outro lado, a prática nacional tende a respaldar-se no conhecimento empírico e em decisões pessoais. Considerando a crescente popularização da técnica no país, o processo de avaliação torna-se essencial não apenas quanto à mensuração dos benefícios obtidos nas operações existentes, mas também como benchmarking em novas operações. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de contribuir com a prática de faixas reversíveis, identificando, através de uma revisão bibliográfica sistemática, as principais informações-chaves (abordagens, indicadores, forma de coleta de dados e métodos) utilizadas em estudos de avaliação de performance de reversíveis. Tais informações subsidiaram a elaboração de fluxograma para guiar o processo de avaliação em operações existentes.

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Publicado

23-09-2024

Como Citar

Gomes Furtado, I., & Debatin Neto, A. . (2024). Contribuição para a avaliação de performance de faixas reversíveis. TRANSPORTES, 32(3), e2919. https://doi.org/10.58922/transportes.v32i3.2919

Edição

Seção

Artigos