PROJETO MULTICRITÉRIO DE REDES DE TRANSPORTES UTILIZANDO O MÉTODO DA CONTRAÇAO DO CONE
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v3i2.319Resumo
Este artigo aborda o problema do projeto de uma rede de transportes em presença de múltiplos critérios através do método da contração do cone. O uso do método implica nas seguintes etapas de calculo: (1) geração de um pequeno subconjunto de pontos não-dominados; (2) construção de uma relação de subordinação nebulosa; (3) construção de duas ordens no conjunto de pontos não dominados previamente obtidos pela utilização da destilação ascendente e descendente; (4) construção de duas funções de escalarização por regressão ordinal; (5) construção do cone de preferências no espaço de critérios; (6) exploração interativa dos subconjuntos não-dominados definidos pelo cone; (7) verificação da existência de uma solução de compromisso; e (8) realimentação. O artigo inclui um exemplo numérico.
Abstract:
This paper tackles the problem of designing a transportation network under multiple criteria via the cone contraction method. The use of this method implies the following steps: ( 1) generating a small subset of non-dominated points; (2) construction of a fuzzy outranking relation; (3) construction of two orders in the previously obtained set of non-dominated points, by making use of ascending and descending distillation; (4) accessment of two scalarizing functions by using ordinal regression; (5) construction of the preference cone in the criteria space; (6) interactive exploration of the non-dominated subsets defined by the cone; (7) chec of the existence of a compromise solution; and (8) feedback. A numerical example is given.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.