AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TAMANHO DA AMOSTRA EM MEDIÇÕES DO FLUXO DE SATURAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v3i2.320Resumo
Este artigo faz uma analise dos efeitos da seleção do tamanho da amostra em estudos voltados a medico do fluxo de saturação em interseções semaforizadas. Os métodos atualmente mais usados para a medição do fluxo de saturação apenas indicam (quando o fazem) o número recomendado de ciclos a serem observados sem tecerem quaisquer comentários sobre a razão da escolha deste numero e as conseqüências sobre os valores medidos quando o mesmo não é observado. No presente trabalho, através de um estudo de caso esta avaliação e procedida, permitindo aos futuros usuários dos métodos considerados terem uma noção do impacto de diferentes tamanhos de amostra sobre os erros da estimativa para diferentes níveis de significância.
Abstract:
This paper analyses the effects of the sample size definition on the measured values of prevailing saturation flow rates at signali7ed intersection approaches. The most currently adopted methods for measuring saturation flow rates only indicate (when do it) the recommended number of cycles to be considered, without stating both the impacts of this number on the measured saturation flow values and the consequences of using different sample sizes. In the present work this evaluation is done based on case studies, and it intends to give the future users of the considered methods a clear perception of the impacts caused by sample sizes on the standard error of estimate at a given site for specific levels of significance.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.