Avaliação da qualidade do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros: uma abordagem exploratória
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v19i3.376Resumo
Resumo: O transporte rodoviário é a principal modalidade de locomoção coletiva de passageiros no Brasil. Entretanto, nos últimos anos as empresas de ônibus intermunicipais e interestaduais vêm enfrentando uma concorrência cada vez maior com outras formas de transporte, tais como: empresas de ônibus concorrentes, empresas de transporte clandestinas, frotas fretadas, e, mais recentemente, em-presas de aviação. Neste cenário caracterizado por crescente competitividade, é fundamental buscar avaliar a qualidade do transporte rodoviário por ônibus. Desejando contribuir para a análise desta questão, este artigo apresenta uma abordagem metodológica para avaliar a qualidade do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, segundo a percepção dos usuários. Por meio de um estudo de caso realizado em uma cidade com quase 500.000 habitantes do interior do Rio de Janeiro foi possível obter: (i) os principais fatores (critérios) que influenciam a qualidade do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros; (ii) o Grau de Importância dos critérios relacionados ao transporte rodoviário de passageiros; (iii) o Grau de Satisfação dos usuários do transporte rodoviário, à luz dos critérios considerados, e; (iv) os critérios/itens mais críticos. Também foram destacadas várias possíveis ações corretivas visando a melhoria da qualidade dos serviços em termos de cada item/critério considerado crítico, com destaque para o processo de venda de passagens.
Palavras-chave: transporte rodoviário de passageiros, qualidade de serviços, satisfação do cliente.
Abstract: In Brazil, buses represent the main mode of public transportation. However, in recent years intercity and interstate bus companies have been facing a growing competition with other forms of transport such as bus companies competitors, illegal transportation companies, chartered buses, and, more recently, air companies. In this scenario characterized by growing competition, it is essential to evaluate the quality of road transportation of passengers. In order to contribute to the analysis of this issue, this paper presents a meth-odological approach to evaluate the quality of intercity road transportation of passengers, according to the customers’ perspective. A case study was conducted in a city of almost 500.000 inhabitants from the interior of Rio de Janeiro in order to obtain: (i) the main factors (criteria) that influence the quality of service intercity road transportation of passengers, (ii) the importance degree of criteria related to road transportation of passengers, (iii) the satisfaction of the users of road transportation under the considered criteria, and (iv) the critical criteria/items. Finally, several possible corrective actions to improve the quality of services considering each critical item/criterion were highlighted and special recommendations were done for the critical process (ticket sales).
Keywords: road transport of passengers, service quality, customer satisfaction.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.