Pólos múltiplos geradores de viagens (PMGV)
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.389Resumo
Resumo: Denominam-se Pólos Múltiplos Geradores de Viagens (PMGVs) os conjuntos de estabelecimentos comerciais ou de serviços próximos entre si que formam "clusters" de atividades. O objetivo deste artigo é analisar as características das viagens por automóvel para PMGVs por meio de resultados encontrados em estudos de caso realizados nas cidades de Porto Alegre e Salvador. Utilizando a técnica de coleta de dados por questionários, foram levantadas informações sobre o perfil socioeconômico dos clientes e as principais características das viagens de acesso, visando a verificar se os usuários realizam viagens internas a esses "clusters" de atividades, bem como se utilizam mais de um estacionamento quando fazem a viagem por automóvel. Os resultados do estudo buscam iniciar as discussões sobre o comportamento das viagens em PMGVs brasileiros e apresentar os primeiros parâmetros para os fatores de atenuação das viagens que possam ser utilizados em estudos de avaliação de impactos no sistema viário do entorno desses empreendimentos.
Abstract: Trip Generator Multi-pole (TGMP) is a set of shops and services establishments close to each other, forming a "cluster" of activities. This paper analyzes the attraction characteristics of trips made to/from/within this type of poles made by car. This research studies cases in two Brazilian cities: Porto Alegre and Salvador. Using the technique of data collection through questionnaires, information has been obtained about the socio-economic profile of customers, the main characteristics of access trips in order to establish whether the respondent performs internal travel to these clusters of activities as well as whether they use more than one parking area, when they travel by car. The results of these studies seek to initiate discussions about the behavior of Brazilian TGMP travels and to present the initial parameters for the mitigating factors of trips that can be used in a study of impact assessment in the road system surrounding these developments.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.