Pólos múltiplos geradores de viagens (PMGV)

Authors

  • Lenise Grando Goldner Universidade Federal de Santa Catarina
  • Diego Westphal Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ilce Marília D. Pinto de Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Denise Vaz de Carvalho Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.389

Abstract

Resumo: Denominam-se Pólos Múltiplos Geradores de Viagens (PMGVs) os conjuntos de estabelecimentos comerciais ou de serviços próximos entre si que formam "clusters" de atividades. O objetivo deste artigo é analisar as características das viagens por automóvel para PMGVs por meio de resultados encontrados em estudos de caso realizados nas cidades de Porto Alegre e Salvador. Utilizando a técnica de coleta de dados por questionários, foram levantadas informações sobre o perfil socioeconômico dos clientes e as principais características das viagens de acesso, visando a verificar se os usuários realizam viagens internas a esses "clusters" de atividades, bem como se utilizam mais de um estacionamento quando fazem a viagem por automóvel. Os resultados do estudo buscam iniciar as discussões sobre o comportamento das viagens em PMGVs brasileiros e apresentar os primeiros parâmetros para os fatores de atenuação das viagens que possam ser utilizados em estudos de avaliação de impactos no sistema viário do entorno desses empreendimentos.

Abstract: Trip Generator Multi-pole (TGMP) is a set of shops and services establishments close to each other, forming a "cluster" of activities. This paper analyzes the attraction characteristics of trips made to/from/within this type of poles made by car. This research studies cases in two Brazilian cities: Porto Alegre and Salvador. Using the technique of data collection through questionnaires, information has been obtained about the socio-economic profile of customers, the main characteristics of access trips in order to establish whether the respondent performs internal travel to these clusters of activities as well as whether they use more than one parking area, when they travel by car. The results of these studies seek to initiate discussions about the behavior of Brazilian TGMP travels and to present the initial parameters for the mitigating factors of trips that can be used in a study of impact assessment in the road system surrounding these developments.

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Published

2010-07-02

How to Cite

Goldner, L. G., Westphal, D., Freitas, I. M. D. P. de, & Santos, D. V. de C. (2010). Pólos múltiplos geradores de viagens (PMGV). TRANSPORTES, 18(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.389

Issue

Section

Artigos