Estudo da geração de viagens em instituições de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i2.428Resumo
Resumo: As Instituições de Ensino Médio (IEMs) são Polos Geradores de Viagens (PGVs) e, por isso, a implantação desses empreendimentos requer estudos sobre o seu impacto nos sistemas de transporte e tráfego na área de sua localização. Embora relevante, este tema não tem sido suficientemente explorado na literatura técnica nacional, e as taxas de geração de viagens disponíveis em referências internacionais relacionam-se a IEMs com características, em geral, diferentes das observadas nas instituições brasileiras. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de estudar a geração de viagens de IEMs brasileiras, públicas e privadas, visando definir taxas e modelos por modo de transporte para esse tipo de PGV. Os resultados obtidos para IEMs de Brasília apontam, entre outros aspectos, diferenças significativas entre a geração de viagens das IEMs públicas e privadas. A metodologia adotada, baseada na aplicação de questionários a gestores e usuários deste tipo de PGV, pode ser aplicada em outras cidades.
Abstract: High schools are trip generators (PGVs) and, therefore, new high school enterprises require studies on their impact on related traffic and transportation systems. Although important, this issue has not been sufficiently explored in the Brazilian technical literature. In addition, international studies on high schools’ travel patterns and trip generation rates consider institutions with characteristics, in general, different from Brazilian schools. In light of this, this work aims to study the trip generation of public and private Brazilian high schools, towards defining trip generation rates and models for this type of PGV, by transportation mode. The results presented by institutions located in Brasilia show, among other aspects, significant differences between the travel patterns, rates and models developed for public and private high schools. The methodology used in this study was based on questionnaires applied to staff and users of this type of PGV, and may be adopted in other cities.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.