Modelos econométricos aplicados à previsão de demanda por transporte interestadual de passageiros de ônibus no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v15i1.44Resumo
O transporte rodoviário de passageiros, no Brasil, é um serviço público essencial. O grau de importância desse serviço pode ser avaliado quando se observa que o transporte rodoviário por ônibus é a principal modalidade na movimentação coletiva de usuários no território nacional. A dinâmica desse setor tem demandado a implantação de uma sistemática ágil de planejamento dos serviços a serem oferecidos aos usuários. Nesse contexto, a geração de cenários com estimativas do volume de movimentações é um dos aspectos mais relevantes a serem considerados no planejamento de novos serviços. Neste artigo são apresentados modelos econométricos de previsão de demanda, que incorporam diversas variáveis sócio-econômicas e as variáveis do modelo gravitacional clássico. No procedimento de calibração fez-se uso da regressão linear múltipla e da regressão de erros absolutos utilizando os softwares Minitab e EGPA-FR (versão Evolucionária do Gradiente com Perturbações Aleatórias – com Fórmula de Representação) no processo de ajuste. O conjunto de dados utilizado na calibração, correspondente ao ano de 2003, foi obtido por meio de um processo de análise e sistematização de um banco de dados, constante dos Anuários (1999 – 2003) disponibilizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Os resultados finais obtidos neste experimento poderão ser usados pela ANTT para a geração de cenários com estimativas do volume de movimentações, o que vem a ser uma contribuição importante no processo de conhecimento da demanda por transporte interestadual por ônibus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.