Modelos econométricos aplicados à previsão de demanda por transporte interestadual de passageiros de ônibus no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v15i1.44Abstract
O transporte rodoviário de passageiros, no Brasil, é um serviço público essencial. O grau de importância desse serviço pode ser avaliado quando se observa que o transporte rodoviário por ônibus é a principal modalidade na movimentação coletiva de usuários no território nacional. A dinâmica desse setor tem demandado a implantação de uma sistemática ágil de planejamento dos serviços a serem oferecidos aos usuários. Nesse contexto, a geração de cenários com estimativas do volume de movimentações é um dos aspectos mais relevantes a serem considerados no planejamento de novos serviços. Neste artigo são apresentados modelos econométricos de previsão de demanda, que incorporam diversas variáveis sócio-econômicas e as variáveis do modelo gravitacional clássico. No procedimento de calibração fez-se uso da regressão linear múltipla e da regressão de erros absolutos utilizando os softwares Minitab e EGPA-FR (versão Evolucionária do Gradiente com Perturbações Aleatórias – com Fórmula de Representação) no processo de ajuste. O conjunto de dados utilizado na calibração, correspondente ao ano de 2003, foi obtido por meio de um processo de análise e sistematização de um banco de dados, constante dos Anuários (1999 – 2003) disponibilizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Os resultados finais obtidos neste experimento poderão ser usados pela ANTT para a geração de cenários com estimativas do volume de movimentações, o que vem a ser uma contribuição importante no processo de conhecimento da demanda por transporte interestadual por ônibus.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit papers for publication by TRANSPORTES agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant TRANSPORTES the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors may enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of this journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in TRANSPORTES.
- Authors are allowed and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after publication of the article. Authors are encouraged to use links to TRANSPORTES (e.g., DOIs or direct links) when posting the article online, as TRANSPORTES is freely available to all readers.
- Authors have secured all necessary clearances and written permissions to published the work and grant copyright under the terms of this agreement. Furthermore, the authors assume full responsibility for any copyright infringements related to the article, exonerating ANPET and TRANSPORTES of any responsibility regarding copyright infringement.
- Authors assume full responsibility for the contents of the article submitted for review, including all necessary clearances for divulgation of data and results, exonerating ANPET and TRANSPORTES of any responsibility regarding to this aspect.