Uma proposta de avaliação de desempenho para os sistemas de transporte rodoviário interurbano de passageiros
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i1.531Resumo
O transporte rodoviário interurbano de passageiros é caracterizado pelo deslocamento de pessoas, por rodovia, entre duas cidades e/ou núcleos urbanos. Em virtude da sua alta expressividade perante o transporte de passageiros no Brasil, e de uma preocupação com a adequabilidade e aumento da qualidade do serviço oferecido, esse trabalho procurou desenvolver um Sistema de Avaliação de Desempenho Operacional dos prestadores do serviço de transporte rodoviário interurbano de passageiros. Faz-se importante que essa avaliação seja voltada para resultados referentes à prestação de um serviço adequado e mantenha-se como um processo constante. A avaliação pode resultar em penalizações ou incentivos aos operadores, induzindo-os a um aprimoramento do seu serviço. Esse método é capaz de auxiliar órgãos reguladores e gestores no acompanhamento e controle do Transporte Rodoviário Interurbano de Passageiros – TRIP, seja este intermunicipal ou interestadual.
Palavras-chave: transporte interurbano, avaliação de desempenho, gestão dos transportes.
Abstract: The Interurban Land Passenger Transportation is characterized by the displacement of people by road, between two cities and / or urban areas. Because of its high expressiveness at the passenger transport in Brazil, and a concern about the appropriateness and quality of service, this work sought to develop a System of Operational Performance Evaluation of the service providers. It is important that this assessment is geared to results concerning the provision of an adequate service and keep it as a constant. The assessment may result in penalties or incentives to operators, inducing them to improve its´ service. This method is able to assist regulators and managers in monitoring and control of the Interurban Land Passenger Transport, being it intercity or interstate.
Keywords: intercity transport, performance evaluation, transport management.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.