Desenvolvimentos recentes em ensaios de fadiga em ligantes asfálticos
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.682Palavras-chave:
Linear amplitude sweep (LAS). Time sweep. Fatigue. Modified asphalt binders. Polyphosphoric acid.Resumo
A resistência ao trincamento por fadiga afeta diretamente a vida útil dos pavimentos asfálticos e, no intuito de melhorar o desempenho das misturas asfálticas à fadiga, aditivos têm sido incorporados ao ligante asfáltico. O enrijecimento do ligante asfáltico provocado pelos aditivos, via de regra, aumenta a resistência à deformação permanente, mas, por outro lado, ainda não se sabe precisamente qual o efeito deles sobre a resistência à fadiga e ao trincamento térmico dos ligantes asfálticos. Um dos principais desafios atuais para os pesquisadores é o desenvolvimento de um procedimento rápido para a determinação da resistência à fadiga dos ligantes asfálticos em laboratório. Na linha do tempo do desenvolvimento de ensaios de fadiga, Bahia et al. (2001) propuseram o ensaio de varredura de tempo (time sweep). Em seguida, Johnson (2010) desenvolveu o ensaio LAS (Linear Amplitude Sweep), no qual é ajustado um modelo que correlaciona a vida de fadiga do ligante asfáltico com a carga aplicada. Mais recentemente, Hintz (2012) propôs algumas mudanças no procedimento do ensaio LAS, estabelecendo o LAS modificado e um novo método de análise dos resultados. Tendo em vista tais desenvolvimentos recentes, este trabalho tem como objetivo apresentar os procedimentos de ensaio mais recentes (time sweep, LAS original e LAS modificado) para caracterização do comportamento à fadiga dos ligantes asfálticos, ilustrando a sua aplicabilidade na caracterização de ligantes asfálticos modificados.
Downloads
Referências
Anderson, D. A.; Y. M. Le Hir; M. O. Marasteanu, J.-P. Planche; D. Martin e G. Gauthier (2001) Evaluation of Fatigue Criteria for Asphalt Binders. Transportation Re-search Record. Washington, n. 1766, p. 48-55. DOI:10.3141/1766-07
Bahia, H. U.; D. I. Hanson; M. Zeng; M. Zhai; M. A. Khatri e R. M. Anderson (2001) Characterization of Modified Asphalt Binders in Superpave Mix Design. National Cooperative Highway Research Program (NCHRP), Report 459, Washington, D.C.
Bahia, H. e D. A. Anderson (1995) Strategic Highway Research Program Binder Rheological Parameters: Background and Comparison with Conventional Proper-ties. Transportation Research Record. Washington, n. 1488, p. 32-39.
Bolotin, V. V. (1999) Mechanics of Fatigue. CRC Me-chanical Engineering Series, Editor Frank A. Kulachi, University of Minnesota, Minneapolis.
Bonnetti, K. S.; N. Kitae e H. U. Bahia (2002) Measuring and Defining Fatigue Behavior of Asphalt Binders. Transportation Research Record. Washington, v. 1810, p. 33-43. DOI: 10.3141/1810-05
Ghuzlan, K. A. e S. H. Carpenter (2000) Energy-Derived, Damage-Based Failure Criterion for Fatigue Testing. Transportation Research Record. Washington, n. 1723, p. 141–149. DOI: 10.3141/1723-18
Harvey, J. e B. W. Tsai (1997) Long-Term Oven-Aging
Effects on Fatigue and Initial Stiffness of Asphalt Con-crete. Transportation Research Record. Washington, n. 1590, p.89-98. DOI: 10.3141/1590-11
Hintz, C. (2012) Understanding Mechanisms Leading to Asphalt Binder Fatigue. Ph.D Thesis. University of Wis-consin - Madison, Madison.
Hintz, C.; R. Velasquez, L. Zhijun e H. U. Bahia (2011) Effect of Oxidative Aging on Binder Fatigue Peformance. Association of Asphalt Paving Technologists, v. 80, p. 527-548.
Johnson, C. M. (2010) Estimating Asphalt Binder Fatigue Resistance using an Accelerated Test Method. Ph.D Thesis. University of Wisconsin - Madison, Madison.
Martins A. T (2014) Contribuição para a validação do ensaio de resistência ao dano por fadiga para ligantes asfálticos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ.
Martono, W.; H. U. Bahia e J. D´Angelo (2007) Effect of testing geometry on measuring fatigue of asphalt binders and mastics. Journal of Materials in Civil Engineering, v. 19, n. 9, p. 746-752. DOI: 10.1061/(ASCE)0899-1561(2007)19:9(746).
Núñez, J. Y. M. (2013) Caracterização à fadiga de ligan-tes asfálticos modificados envelhecidos a curto e longo prazo. Dissertação de mestrado Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo. São Carlos, SP.
Pamplona, T. F. (2013) Efeito da adição de ácido polifosfórico em ligantes asfálticos de diferentes fontes. Dissertação de mestrado. Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo. São Carlos, SP.
Pronk, A. C. e E. P. C. Hopman (1990) Energy Dissipa-tion: The Leading Factor of Fatigue. Highway Research: Sharing the Benefits. In: Conference of U.S. SHRP, London, Telford, London, p. 225–267.
Pronk, A.C. (1995) Evaluation of the Dissipated Energy Concept for the Interpretation of Fatigue Measurements in the Crack Initiation Phase. Road and Hydraulic Engi-neering Division, the Netherlands.
Shenoy, A. (2002) Fatigue Testing and Evaluation of Asphalt Binders using the Dynamic Shear Rheometer. Journal of Testing and Evaluation, v. 30, n. 4, p. 03-312. DOI: 10.1520/JTE12320J
Vallerga, B.; F. N. Finn e R. G. Hicks (1972) Effect of Asphalt Aging on the Fatigue Properties of Asphalt Con-crete. Third International Conference on Asphalt Pave-ments, Ann Arbor, Michigan, p. 595-617.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.