Desenvolvimentos recentes em ensaios de fadiga em ligantes asfálticos

Autores

  • Thaís Ferreira Pamplona Universidade de São Paulo
  • Javier Yesid Mahecha Nuñez Universidade de São Paulo
  • Adalberto Leandro Faxina Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.682

Palavras-chave:

Linear amplitude sweep (LAS). Time sweep. Fatigue. Modified asphalt binders. Polyphosphoric acid.

Resumo

A resistência ao trincamento por fadiga afeta diretamente a vida útil dos pavimentos asfálticos e, no intuito de melhorar o desempenho das misturas asfálticas à fadiga, aditivos têm sido incorporados ao ligante asfáltico. O enrijecimento do ligante asfáltico provocado pelos aditivos, via de regra, aumenta a resistência à deformação permanente, mas, por outro lado, ainda não se sabe precisamente qual o efeito deles sobre a resistência à fadiga e ao trincamento térmico dos ligantes asfálticos. Um dos principais desafios atuais para os pesquisadores é o desenvolvimento de um procedimento rápido para a determinação da resistência à fadiga dos ligantes asfálticos em laboratório. Na linha do tempo do desenvolvimento de ensaios de fadiga, Bahia et al. (2001) propuseram o ensaio de varredura de tempo (time sweep). Em seguida, Johnson (2010) desenvolveu o ensaio LAS (Linear Amplitude Sweep), no qual é ajustado um modelo que correlaciona a vida de fadiga do ligante asfáltico com a carga aplicada. Mais recentemente, Hintz (2012) propôs algumas mudanças no procedimento do ensaio LAS, estabelecendo o LAS modificado e um novo método de análise dos resultados. Tendo em vista tais desenvolvimentos recentes, este trabalho tem como objetivo apresentar os procedimentos de ensaio mais recentes (time sweep, LAS original e LAS modificado) para caracterização do comportamento à fadiga dos ligantes asfálticos, ilustrando a sua aplicabilidade na caracterização de ligantes asfálticos modificados.

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Biografia do Autor

Thaís Ferreira Pamplona, Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Transportes - infraestrutura de transportes

Javier Yesid Mahecha Nuñez, Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Transportes - infraestrutura de transportes

Adalberto Leandro Faxina, Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Transportes - infraestrutura de transportes

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Publicado

08-09-2014

Como Citar

Pamplona, T. F., Mahecha Nuñez, J. Y., & Faxina, A. L. (2014). Desenvolvimentos recentes em ensaios de fadiga em ligantes asfálticos. TRANSPORTES, 22(3), 12–25. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.682

Edição

Seção

Artigos