Influência do posicionamento de barreiras rígidas centrais na visibilidade de projeto em rodovias de pista dupla

Autores

  • Érica Santos Matos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Transportes
  • Ana Paula Camargo Larocca Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Transportes
  • Felipe Issa Kabbach Jr Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Transportes

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.723

Palavras-chave:

Distância de Visibilidade de Parada. Barreira. Projeto Geométrico

Resumo

A distância de visibilidade de parada deve ser garantida ao longo de toda a extensão de uma rodovia por questões de segurança. Elementos da seção transversal podem se tornar obstruções que interferem nas distâncias de visibilidade do projeto. Este é o caso do uso de barreiras ao invés de canteiros centrais em rodovias bidirecionais, especialmente ao longo de curvas à esquerda. Desta forma, este trabalho analisa o posicionamento de barreiras em cenários hipotéticos com uso de simulações gráficas tridimensionais. O afastamento lateral da barreira, em relação à pista de rolamento, foi definido em função de cada velocidade de projeto e de raio de curva horizontal analisados. Os diagramas gerados têm potencial uso para definição de parâmetros indicadores na tomada de decisão do projeto viário, pois o projeto foi considerado como um modelo tridimensional como um todo ao invés de analisar separadamente os alinhamentos horizontal e vertical bem como as seções transversais.

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Publicado

24-05-2014

Como Citar

Matos, Érica S., Larocca, A. P. C., & Kabbach Jr, F. I. (2014). Influência do posicionamento de barreiras rígidas centrais na visibilidade de projeto em rodovias de pista dupla. Transportes, 22(2), 23–33. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.723

Edição

Seção

Artigos