Modelagem matemática para o problema de localização de centros de distribuição de empresa de alimentos

Autores

  • Cauê Sauter Guazzelli Universidade de São Paulo
  • Claudio Barbieri da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.767

Palavras-chave:

Otimização de redes logísticas. Ganho de escala. Localização de centros de distribuição.

Resumo

Neste trabalho é apresentado um modelo matemático para um problema real de localização de centros de distribuição de uma indústria de alimentos na América Latina, buscando retratar suas peculiaridades operacionais e que normalmente não são consideradas nos trabalhos encontrados na literatura científica. Mais especificamente, é proposto um modelo de programação inteira mista que considera múltiplos produtos, múltiplas camadas (com transferência entre unidades da mesma camada), pontos de cross-docking, restrições de capacidade e custos fixo e variável para as unidades, além do ganho de escala em função do tamanho de centros de distribuição. O modelo permite a determinação dos melhores locais e os tamanhos ideais para instalação dessas unidades logísticas, bem como dos fluxos de transporte ótimos entre todas as instalações de forma a minimizar o custo operacional total. São apresentados resultados considerando dados reais da empresa para diferentes cenários que refletem níveis de serviço distintos e seus custos resultantes. Os cenários são comparados com o cenário base, possibilitando entender como os custos operacionais se comportam em relação aos diferentes níveis de serviço. Os resultados obtidos possibilitaram reduções do custo operacional total de até 8,3%, mantendo os níveis de serviço próximos aos atuais, os quais são bastante significativos considerando-se as baixas margens de lucro do setor e os altos custos logísticos em relação aos preços finais.

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Publicado

07-10-2014

Como Citar

Guazzelli, C. S., & da Cunha, C. B. (2014). Modelagem matemática para o problema de localização de centros de distribuição de empresa de alimentos. TRANSPORTES, 22(3), 86–102. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.767

Edição

Seção

Artigos