Estudo dos efeitos de aumentos no custo do combustível na demanda por transporte aéreo doméstico
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.810Palavras-chave:
Combustível de aviação. Companhia aérea. Custo. Demanda.Resumo
Um choque permanente de custos das empresas, quando repassados aos consumidores via transmissão de preços, pode afetar o comportamento de mercado das mesmas e gerar um potencial dano ao bem-estar econômico. O presente trabalho busca investigar esse fenômeno no setor de transporte aéreo, onde os custos com combustível representam uma parcela relevante dos custos operacionais. Efetuou-se uma quantificação dos impactos na demanda por viagens domésticas quando há repasses dos aumentos simulados nos custos do combustível para os preços das passagens. O estudo efetua uma modelagem econométrica de demanda e construção de cenários contrafatuais em uma análise de bem-estar econômico. Para a estimação de demanda, utilizou-se uma modelagem com estimador de variáveis instrumentais. Os resultados indicam que um aumento de cinquenta por cento no custo do combustível, combinado com um movimento de duopolização do mercado, provocaria perdas de quase quarenta por cento no bem-estar econômico do consumidor.
Downloads
Referências
ANAC (2013) Tarifas aéreas domésticas - 1˚ Semestre de 2013 (29ª ed.). Agência Nacional de Aviação Civil.
Angrist, J. D. e J.-S. Pischke (2009) Mostly Harmless Econo-metrics – An Empiricist’s Companion. Princeton University Press. DOI: 10.1057/be.2009.37.
Basso, L. J. e A. Zhang (2008) On the Relationship between Airport Pricing Models. Transportation Research Part B, v. 42, n. 9, p. 725-735. DOI: 10.1016/j.trb.2008.01.005.
Chao, C. - C. e C. – W. Hsu (2014) Cost Analysis of Air Cargo Transport and Effects of Fluctuations in Fuel Price. Journal of Air Transport Management, v. 35, p. 51-56. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2013.11.010.
Hsu, C. – I. e W. – Y. Eie (2013) Airline Network Design and Adjustment in Response to Fluctuation in Jet Fuel Prices. Ma-
thematical and Computer Modelling, v. 58, p. 1791-1803. DOI: 10.1016/j.mcm.2013.04.005.
Infraero, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, 2014. < http://www.infraero.com.br/images/stories/Estatistica/2013/dez.pdf> (Fevereiro, 2014).
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2014. < http://www.ibge.gov.br/home/> (Fevereiro, 2014)
Ipeadata, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2014 < http://www.ipeadata.gov.br/> (Fevereiro, 2014)
Lim, S. H. e Y. Hong (2014) Fuel Hedging and Airline Operat-ing Costs. Journal of Air Transport Management, v. 36, p. 33-40. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2013.12.009.
Lu, C.-C. e R. I. Pagliari (2004) Evaluating the Potential Impact of Alternative Airport Pricing Approaches on Social Welfare. Transportation Research Part E, v. 40, n. 1, p. 1-17. DOI: 10.1016/S1366-5545(03)00031-0.
Mátyás, L. e P. Sevestre (2008) The Econometrics of Panel Data (3º ed.). Springer.
Pindyck, R. S. e D. L. Rubinfeld (2013) Microeconomics (8º ed.). Pearson.
Póvoa, H. e A. V. M. Oliveira (2013) Econometric analysis to estimate the impact of holidays on airfares. Journal of Transport Literature, v. 7, n. 2, p. 284-296. DOI: 10.1590/S2238-10312013000200015.
McKinsey&Company (2010) Estudo do Setor de Transporte Aéreo do Brasil: relatório consolidado. Rio de Janeiro.
Ryerson, M. S. e M. Hansen (2013) Capturing the Impact of Fuel Price on Jet Aircraft Operating Costs with Leontief Tech-nology and Econometric Models. Transportation Research Part C, v. 33, p. 282-296. DOI: 10.1016/j.trc.2011.05.015.
Wooldridge, J. M. (2012) Introductory Econometrics – A Mod-ern Approach (2º ed.) CENGAGE Learning.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.