Estudo dos efeitos de aumentos no custo do combustível na demanda por transporte aéreo doméstico

Autores

  • Helen Feuser Fernandes Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Cláudio Jorge Pinto Alves Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Alessandro Vinícius Marques de Oliveira Instituto Tecnológico de Aeronáutica

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.810

Palavras-chave:

Combustível de aviação. Companhia aérea. Custo. Demanda.

Resumo

 Um choque permanente de custos das empresas, quando repassados aos consumidores via transmissão de preços, pode afetar o comportamento de mercado das mesmas e gerar um potencial dano ao bem-estar econômico. O presente trabalho busca investigar esse fenômeno no setor de transporte aéreo, onde os custos com combustível representam uma parcela relevante dos custos operacionais. Efetuou-se uma quantificação dos impactos na demanda por viagens domésticas quando há repasses dos aumentos simulados nos custos do combustível para os preços das passagens. O estudo efetua uma modelagem econométrica de demanda e construção de cenários contrafatuais em uma análise de bem-estar econômico. Para a estimação de demanda, utilizou-se uma modelagem com estimador de variáveis instrumentais. Os resultados indicam que um aumento de cinquenta por cento no custo do combustível, combinado com um movimento de duopolização do mercado, provocaria perdas de quase quarenta por cento no bem-estar econômico do consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Feuser Fernandes, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Departamento de Transporte Aéreo

Cláudio Jorge Pinto Alves, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Departamento de Transporte Aéreo

Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Departamento de Transporte Aéreo

Referências

ANAC (2013) Tarifas aéreas domésticas - 1˚ Semestre de 2013 (29ª ed.). Agência Nacional de Aviação Civil.

Angrist, J. D. e J.-S. Pischke (2009) Mostly Harmless Econo-metrics – An Empiricist’s Companion. Princeton University Press. DOI: 10.1057/be.2009.37.

Basso, L. J. e A. Zhang (2008) On the Relationship between Airport Pricing Models. Transportation Research Part B, v. 42, n. 9, p. 725-735. DOI: 10.1016/j.trb.2008.01.005.

Chao, C. - C. e C. – W. Hsu (2014) Cost Analysis of Air Cargo Transport and Effects of Fluctuations in Fuel Price. Journal of Air Transport Management, v. 35, p. 51-56. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2013.11.010.

Hsu, C. – I. e W. – Y. Eie (2013) Airline Network Design and Adjustment in Response to Fluctuation in Jet Fuel Prices. Ma-

thematical and Computer Modelling, v. 58, p. 1791-1803. DOI: 10.1016/j.mcm.2013.04.005.

Infraero, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, 2014. < http://www.infraero.com.br/images/stories/Estatistica/2013/dez.pdf> (Fevereiro, 2014).

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2014. < http://www.ibge.gov.br/home/> (Fevereiro, 2014)

Ipeadata, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2014 < http://www.ipeadata.gov.br/> (Fevereiro, 2014)

Lim, S. H. e Y. Hong (2014) Fuel Hedging and Airline Operat-ing Costs. Journal of Air Transport Management, v. 36, p. 33-40. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2013.12.009.

Lu, C.-C. e R. I. Pagliari (2004) Evaluating the Potential Impact of Alternative Airport Pricing Approaches on Social Welfare. Transportation Research Part E, v. 40, n. 1, p. 1-17. DOI: 10.1016/S1366-5545(03)00031-0.

Mátyás, L. e P. Sevestre (2008) The Econometrics of Panel Data (3º ed.). Springer.

Pindyck, R. S. e D. L. Rubinfeld (2013) Microeconomics (8º ed.). Pearson.

Póvoa, H. e A. V. M. Oliveira (2013) Econometric analysis to estimate the impact of holidays on airfares. Journal of Transport Literature, v. 7, n. 2, p. 284-296. DOI: 10.1590/S2238-10312013000200015.

McKinsey&Company (2010) Estudo do Setor de Transporte Aéreo do Brasil: relatório consolidado. Rio de Janeiro.

Ryerson, M. S. e M. Hansen (2013) Capturing the Impact of Fuel Price on Jet Aircraft Operating Costs with Leontief Tech-nology and Econometric Models. Transportation Research Part C, v. 33, p. 282-296. DOI: 10.1016/j.trc.2011.05.015.

Wooldridge, J. M. (2012) Introductory Econometrics – A Mod-ern Approach (2º ed.) CENGAGE Learning.

Downloads

Publicado

08-09-2014

Como Citar

Fernandes, H. F., Alves, C. J. P., & Oliveira, A. V. M. de. (2014). Estudo dos efeitos de aumentos no custo do combustível na demanda por transporte aéreo doméstico. TRANSPORTES, 22(3), 64–75. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.810

Edição

Seção

Artigos