Definição da matriz de compatibilidade entre pares de aeroportos para o transporte de órgãos

Autores

  • Bruno Athayde Carrara Agência Nacional de Aviação Civil
  • Glaydston Mattos Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ilton Curty Leal Jr Universidade Federal Fluminense
  • Leonardo Macedo Rodrigues Cascardo Agência Nacional de Aviação Civil
  • Evelyn Heinzen Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i3.917

Palavras-chave:

logística, transportes de órgãos, transporte aéreo.

Resumo

Problemas logísticos são responsáveis por parte da não efetivação de doações de órgãos no Brasil. Uma das causas desses problemas é falta de ferramentas que auxiliem na tomada de decisão para escolha de voos para o transporte dos órgãos dentro de um período adequado. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar e aplicar um modelo matemático, baseado no problema do caminho mínimo, para análise da compatibilidade entre pares de aeroportos de origem e destino, para transporte de órgãos para transplante pelo modo aéreo, utilizando voos de empresas aéreas regulares em território brasileiro. Após pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas com responsáveis da Central Nacional de Transplantes desenvolveu-se o modelo matemático com aplicação em vinte e cinco casos reais. Consideraram-se trinta e dois dos principais aeroportos brasileiros para os quais se estabeleceu uma matriz origem-destino e os pares de compatibilidade para o transporte de órgãos para transplante. Verificou-se que em 52% dos casos o órgão foi transportado para o primeiro receptor da lista de espera. Acredita-se que a decisão de enviar o órgão para receptores que não sejam os primeiros da lista poderia estar relacionada, também, à falta de uma ferramenta de suporte para identificação de possibilidade de ligações entre origens e destinos, o que poderia ser evitado caso houvesse disponibilidade da matriz de compatibilidade proposta. 

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Biografia do Autor

Bruno Athayde Carrara, Agência Nacional de Aviação Civil

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Glaydston Mattos Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ

Ilton Curty Leal Jr, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Macedo Rodrigues Cascardo, Agência Nacional de Aviação Civil

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes

Evelyn Heinzen, Universidade Católica de Brasília

Universidade Católica de Brasília, Instituto de Cardiologia do Distrito Federal

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Publicado

23-12-2015

Como Citar

Carrara, B. A., Ribeiro, G. M., Leal Jr, I. C., Cascardo, L. M. R., & Heinzen, E. (2015). Definição da matriz de compatibilidade entre pares de aeroportos para o transporte de órgãos. TRANSPORTES, 23(3), 100–108. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i3.917

Edição

Seção

Artigos